AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES

Autores/as

  • Morgana Amanda Vequi Universidade Regional de Blumenau
  • Rosana Leal do Prado Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Adriano Akira Ferreira Hino Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3583

Palabras clave:

Técnicas de Exercício e de Movimento. Idosos. Qualidade de vida.

Resumen

Introdução: O envelhecimento é o período caracterizado pelo declínio da capacidade funcional e da qualidade de vida do idoso. O método Pilates é uma técnica que pode proporcionar diversos benefícios, como fortalecimento, flexibilidade, melhora do equilíbrio e bem-estar, contribuindo assim, na qualidade de vida do idoso. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos praticantes e não praticantes do método Pilates. Métodos: A pesquisa foi realizada com 30 idosos divididos em dois grupos de 15 sedentários (GC) e 15 praticantes de Pilates (GP). O instrumento SF-36 foi utilizado para determinar a qualidade de vida dos idosos e um questionário sociodemográfico foi aplicado. Os dados foram analisados pelo programa Epidata Analysis usando 5% de nível de significância (p<0,05). Resultados: Os resultados demonstraram predomínio do gênero feminino, formado por aposentados com nível alto de escolaridade e renda superior a três salários mínimos em ambos os grupos. Diferenças significativas foram observadas entre os idosos sedentários e praticantes do método Pilates para os domínios: limitação funcional, aspecto emocional, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais e saúde mental após análise do questionário SF-36. Conclusão: A prática regular do Pilates é benéfica aos idosos possibilitando melhoria da qualidade de vida devido sua integração com os aspectos físicos, mentais e espirituais.

Biografía del autor/a

Morgana Amanda Vequi, Universidade Regional de Blumenau

Fisioterapeuta, Especialista em Método Pilates e Ortopedia, Traumatologia e Desportiva. Mestre em Saúde Coletiva pela Fundação Universidade Regional de Blumenau/SC, Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora do curso de Graduação em Fisioterapia da UNIAVAN (Centro Universitário Avantis), Santa Catarina. E-mail: morganaa_vequii@hotmail.com.

Rosana Leal do Prado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Odontóloga, Mestre em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do departamento de Saúde Coletiva em Odontologia da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE e professora visitante da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).  

Adriano Akira Ferreira Hino, Universidade Federal do Paraná

Graduação Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Professor no curso de graduação em Educação Física na Pontifícia Universidade Católica do Paraná na escola da Ciências da Vida e docente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. 

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Vequi, M. A. ., Prado, R. L. do ., & Hino, A. A. F. . (2021). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PRATICANTES DO MÉTODO PILATES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1416–1430. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3583