EJA: UMA APRENDIZAGEM POSSÍVEL

Autores/as

  • Rosângela das Neves Leite Faculdade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3574

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem. Vivências do aluno. Mudança.

Resumen

Muitos são os motivos que impedem alguém de frequentar a escola, mas maiores que eles são os motivos para voltar a estudar. Seja pela necessidade de um emprego melhor ou apenas pelo prazer de ler e entender algo que está escrito, estudar é essencial atualmente e sempre há tempo para ir em busca dos sonhos e refazer a vida. O acesso à Educação é fundamental para que todos possam intervir de modo consciente na esfera pública, participar plenamente da vida cultural e contribuir com seu trabalho para a satisfação das necessidades básicas e a melhoria das condições de vida da sociedade. E, embora, o conhecimento deva ser construído a partir das vivências do aluno, é importante apresentar ao aluno argumentos para que este mude de paradigma e busque a leitura, o debate e a reconstrução do eu sem desqualificar seus saberes. Freire diz algo interessante: “Ai de nós se não sonharmos sonhos possíveis.” Mister se faz evidenciar que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significativamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida.

Biografía del autor/a

Rosângela das Neves Leite, Faculdade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Norte do Paraná (UNOPAR), Graduada em Ciências Naturais (FACIBA), Pós-Graduada em Educação de Jovens e Adultos (GAMA FILHO), Pós - Graduada em Gestão Escolar (GAMA FILHO).  Estudante do curso de Mestrado (INTEGRALIZE). Atua como docente da rede municipal de Esplanada e Entre – Rios, cidades do estado da Bahia. Email: rleite792@gmail.com

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Leite, R. das N. . (2021). EJA: UMA APRENDIZAGEM POSSÍVEL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1311–1319. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3574