POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVIDAS NA PROMOÇÃO DE POTENCIALIDADES DA ESCOLA PARA O IMPULSIONAMENTO DO PROTAGONISMO INFANTO – JUVENIL: UMA REVISÃO

Autores/as

  • Amilka Karla Ferraz de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3552

Palabras clave:

Protagonismo Infanto-juvenil. Práticas Pedagógicas. Escola.

Resumen

Introdução: Precisa-se de políticas pedagógicas que contribuam para a disseminação do conhecimento e poder a população infanto-juvenil. Objetivo: o objetivo deste estudo foi compreender como as políticas e práticas pedagógicas envolvidas na promoção de potencialidades da escola para o impulsionamento do protagonismo infanto – juvenil. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados do Google Scholar e Scielo em maio de 2021. A busca permitiu a identificação de seis artigos que se enquadraram nos critérios estabelecidos. Resultados: Os artigos realizam reflexões sobre questões de cunho social envolvendo a educação infanto-juvenil, abordando o conceito de protagonismo e as diretrizes legais dos documentos pedagógicos, onde se mostra como um dos mecanismos de fortalecimento da educação para a cidadania ética. Conclusão: Assim podemos concluir que o papel apesar das práticas e políticas pedagógicas é promover a cidadania e a participação efetiva de alunos, gestores e educadores no desenvolvimento da sociedade.

Biografía del autor/a

Amilka Karla Ferraz de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Melo, A. K. F. de . . (2021). POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVIDAS NA PROMOÇÃO DE POTENCIALIDADES DA ESCOLA PARA O IMPULSIONAMENTO DO PROTAGONISMO INFANTO – JUVENIL: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1033–1047. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3552