INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO TOCANTE À INDISCIPLINA EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Wolly de Sousa Santos Universidade Francis Xavier

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3505

Palabras clave:

Disciplina. Indisciplina. Docente. Discente. Família.

Resumen

No mundo globalizado de hoje, a grande preocupação das escolas é com a Indisciplina que vem levando vários docentes a uma reflexão constante sobre suas origens, consequências e posteriores soluções. Visto que, esta perpassa em todas as escolas do Brasil e do mundo a fora, faz de uma sala de aula, de uma escola local, difícil de ensinar e propagar o conhecimento. Há muito se fala, mas pouco se investe em soluções. Manter uma constante em sala de aula com os discentes produtivos, tanto quantitativos, quanto qualitativos têm levado vários doutores, mestres e graduados na área da educação, a buscarem meios que deem soluções ou amenizem esta situação periclitante, crescente a cada dia. Questionamentos são feitos: De quem é a culpa? Docente e/ou discente? Família e/ou escola? Que fatores acarretam à indisciplina? Assim, para melhor entendimento será abordado tanto o conceito de Disciplina como o de Indisciplina, de maneira que propiciará ao amigo leitor e um cunho contextualizado e passará entendimento contendo intervenções psicopedagógicas para vislumbre de uma sala e de uma escola, com auxílio ao diagnóstico preciso e intervenções apropriadas.     

Biografía del autor/a

Wolly de Sousa Santos, Universidade Francis Xavier

Coordenador na rede municipal de ensino do município de Placas no estado do Pará. Mestre em Educação pela Universidade Francis Xavier, Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Cerrado, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espirito Santo, Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica na Facesita, Graduado em Pedagogia e Teólogo pela Faculdade de Teologia de Boa Vista.

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Santos, W. de S. . (2021). INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO TOCANTE À INDISCIPLINA EM SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 815–822. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3505