ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROVAS ENADE DE ALUNOS DE PEDAGOGIA

Autores/as

  • Sâmela Santos de Sena IPEMIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3421

Palabras clave:

Avaliação. ENADE. Ensino superior.

Resumen

O atual sistema avaliativo do ensino superior, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituiu o Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE), como forma de avaliar o progresso estudantil e a qualidade das instituições, usando um método de larga escala, que pressupõe a qualidade da educação superior.O objetivo dessa investigação é mostrar como o sistema avaliativo do ensino superior no Brasil se relaciona com algumas teorias sobre a temática, apontando potencialidades e falhas existentes nos atuais métodos avaliativos, de modo a tentar desenvolver uma perspectiva sobre a funcionalidade e estratégias desse método.

Biografía del autor/a

Sâmela Santos de Sena, IPEMIG

Pós- graduada em Pedagogia Empresarial pelo IPEMIG – Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Formada em Ensino Superior Licenciatura em Pedagogia pelo Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo. E-mail: samelas.sena@gmail.com

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Sena, S. S. de . (2021). ANÁLISE DOCUMENTAL DAS PROVAS ENADE DE ALUNOS DE PEDAGOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 546–564. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3421