IMPÉRIO DO SAMBA QUEM SÃO ELES: MARCO DE RESISTÊNCIA CULTURAL NO BAIRRO DO UMARIZAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3362Palabras clave:
Resistência cultural. Umarizal. Império do Samba Quem São Eles. Urbanização. Elitização. Verticalização.Reuso do espaço urbano.Resumen
Este artigo visa debruçar-se sobre a história dos movimentos de cultura popular do bairro do Umarizal, suas dinâmicas e suas personagens mais relevantes, tendo, como núcleo principal, o “Império do Samba Quem São Eles” - seu último marco de resistência cultural -, a fim de apontar, com base em indicadores locais, através do método de história oral, as inúmeras possibilidades que possam ter contribuído para o enfraquecimento desses movimentos, que culminou com a sua quase total extinção, partir do fenômeno social da gentrificação do espaço, que vulnerabiliza os grupos economicamente mais fragilizados, permitindo que a urbanização ocorra, sem encontrar resistência. Buscando entender a importância da agremiação carnavalesca, para a manutenção da identidade cultural local, através do depoimento de seu mestre de bateria, Pedro Paulo Júnior, tem-se, então, precisa delimitação da problemática do caso, que passa, necessariamente, pelo processo de urbanização e verticalização do espaço. Ao ouvir outra de suas muitas personalidades notórias, o arquiteto e carnavalesco Fernando Luiz pessoa, tem-se a real visualização do processo que culminou com a radical transformação de sua malha urbana, através do qual é possível inferir que tais modificações ocorreram em etapas distintas, e que foram, ao longo do tempo, enfraquecendo os movimentos de cultura popular, até culminar com sua quase total extinção.
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