COVID-19: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO APOIADO A PACIENTES COM DIABETES TIPO II, FAVORECIDO PALA EQUIPE DE APOIO MATRICIAL NASF-AB

doi.org/10.29327/217514.6.12-30

Autores/as

  • Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça Atenas College University
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Palabras clave:

Autocuidado, cuidado apoiado, diabetes mellito, novo coronavírus.

Resumen

Esse estudo objetivou discutir a aprendizagem como um indicador para o manejo do controle das complicações do diabetes tipo 2, assim como seu autocuidado durante a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da COVID-19. Durante a vivência dos profissionais da equipe de matriciamento do Núcleo Ampliado da Saúde da Família na Atenção Básica (NASF-AB) nos atendimentos domiciliares e teleatendimento, observou-se que muito tem informações sobre sua condição de saúde, mas muitos não aderiam ao tratamento. Tratou-se de um estudo transversal, com abordagem qualitativa, e etnográfica, com a pergunta norteadora “o que significa o autocuidado para você?” Como resultado que o cuidado apoiado serve para organizar o pensamento; torna-se um espaço mobilizador de processos de interação, que favorece à aprendizagem e a discussão de situações desafiadoras para o enfrentamento da doença com maior aporte de conhecimentos e com a construção de um sujeito ativo e autônomo do cuidado.

 

Biografía del autor/a

Sandra Patrícia de Oliveira Vilaça, Atenas College University

Graduada em Nutrição, Aluno de Especialização em Pesquisa Avançada pela Faculdade Alpha, Mestrado Internacional pela Atenas College University. E-mail: sp.vil.aca@hotmail.com.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Graduado em Biologia pela UFPE. Doutor em Biologia pela UFPE. E-mail: alphadiogenes@gmail.com.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Vilaça, S. P. de O., & Coutinho, D. J. G. . (2020). COVID-19: A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO APOIADO A PACIENTES COM DIABETES TIPO II, FAVORECIDO PALA EQUIPE DE APOIO MATRICIAL NASF-AB: doi.org/10.29327/217514.6.12-30. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 10. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/335