EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TRAJETÓRIA HISTÓRICA NO BRASIL E OS DESAFIOS NO COTIDIANO
doi.org/10.29327/217514.6.12-27
Palabras clave:
Desafios na EJA. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Prática pedagógica.Resumen
Este artigo é um recorte da dissertação de mestrado Educação de Jovens e Adultos (EJA): trajetória histórica no Brasil e os desafios no cotidiano escolar, da Universidad Interamericana. Para tanto, contamos com o apoio de outros pesquisadores no intento de expandir nossas assertivas para embasamento intelectual nesta pesquisa. A política nacional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta ao longo dos anos o desafio de resgatar um compromisso histórico e social com os indivíduos que, por questões sociais e educacionais, não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) na idade certa, contribuindo assim para a exclusão e injustiça social. Dessa forma, o presente estudo busca contribuir para o debate sobre essa modalidade de ensino. O estudo se baseia em pesquisa sobre a abordagem histórica a partir do ensino Jesuítico no Brasil até os dias atuais, na evolução da legislação educacional brasileira, nos diagnósticos e conferências sobre a realidade atual da educação de jovens e adultos no Brasil. Os dados foram coletados a partir de visitas periódicas na instituição de ensino e por meio de questionários aplicados com docentes e discentes sobre a temática abordada, em que se pretendeu observar o cotidiano das professoras, dos alunos e os desafios do trabalho docente na EJA, refletindo acerca dos princípios vinculados à atual concepção dessa modalidade.
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