O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Elenice Aparecida Arruda da Costa Silva
  • Gonçalina Laura de Magalhães
  • Rita de Cássia da Silva Mendes

Resumen

Este livro é resultado de uma pesquisa bibliográfica que visa subsidiar a prática docente de professores da educação infantil, pois é notória a carência de práticas que interessem ao lúdico neste nível de ensino onde muitas escolas priorizam o ensino formal de conhecimentos acadêmicos em leitura, matemática e escrita sem se preocupar com a ludicidade que permeia o universo infantil.
O livro enfatiza a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras que permeiam o mundo infantil, e enfatiza que o brincar é uma característica decisiva da infância. É relevante porque levanta a importância do brincar para a aprendizagem das crianças e chama a atenção dos professores para a mesma importância como referência conceitual para a educação infantil, em suas práticas
pedagógicas. A pesquisa concluiu, por fim, que a ludicidade ajuda a melhorar o processo de ensino, toda criança tem o direito de brincar, por meio dessa atividade as crianças podem equilibrar as tensões geradas em seu mundo cultural e construir sua marca pessoal e personalidade. A ludicidade contribui para o desenvolvimento motor, social, emocional, afetivo e cognitivo das crianças. Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de crianças de diferentes culturas.
Uma revisão da literatura sobre o tema mostra que os jogos e brincadeiras são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social, afetivo e cultural das crianças.
Com base nesta hipótese, o objetivo principal deste breve estudo é, fundamentalmente, utilizar-se como referência conceitual para todos aqueles que desejam realizar pesquisas e estudos relacionados aos temas abordados aqui, e para apoiar ainda mais o aprimoramento das práticas de ensino de professores em atividade na educação infantil.

Este livro é resultado de uma pesquisa bibliográfica que visa subsidiar a prática docente de professores da educação infantil, pois é notória a carência de práticas que interessem ao lúdico neste nível de ensino onde muitas escolas priorizam o ensino formal de conhecimentos acadêmicos em leitura, matemática e escrita sem se preocupar com a ludicidade que permeia o universo infantil.
O livro enfatiza a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras que permeiam o mundo infantil, e enfatiza que o brincar é uma característica decisiva da infância. É relevante porque levanta a importância do brincar para a aprendizagem das crianças e chama a atenção dos professores para a mesma importância como referência conceitual para a educação infantil, em suas práticas pedagógicas. A pesquisa concluiu, por fim, que a ludicidade ajuda a melhorar o processo de ensino, toda criança tem o direito de brincar, por meio dessa atividade as crianças podem equilibrar as tensões geradas em seu mundo cultural e construir sua marca pessoal e personalidade. A ludicidade contribui para o desenvolvimento motor, social, emocional, afetivo e cognitivo das crianças.
Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de crianças de diferentes culturas. Uma revisão da literatura sobre o tema mostra que os jogos e brincadeiras são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social, afetivo e cultural das crianças.
Com base nesta hipótese, o objetivo principal deste breve estudo é, fundamentalmente, utilizar-se como referência conceitual para todos aqueles que desejam realizar pesquisas e estudos relacionados aos temas abordados aqui, e para apoiar ainda mais o aprimoramento das práticas de ensino de professores em atividade na educação infantil

Publicado

2021-12-09

Cómo citar

Silva, E. A. A. da C. ., Magalhães, G. L. de ., & Mendes, R. de C. da S. . (2021). O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 08–69. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/3284

Número

Sección

E-books

Categorías