O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Edilson Raniere Gonçalves Pereira
  • Osmar Viveiros de Carvalho URCA
  • Talita Mirella Ferreira da Silva URCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3199

Palabras clave:

Psicopedagogo. Ensino. Aprendizagem. Dificuldades. Diagnóstico.

Resumen

A temática geral do presente estudo está na análise de como deve acontecer a integração do psicopedagogo no contexto escolar, especialmente no processo de ensino-aprendizagem, pois é fato perceber que grande parte das dificuldades de aprendizagem surgidas na relação estabelecida entre os sujeitos desse processo só podem ser identificadas e solucionadas através da atuação do psicopedagogo que, infelizmente, ainda tem pouca participação neste processo no contexto atual da educação. Destarte, este trabalho objetiva refletir sobre a atuação deste profissional frente às dificuldades de aprendizagem. Portanto, para o alcance desse objetivo realizou-se uma pesquisa bibliográfica feita através de material bibliográfico, que possibilitou a análise das visões de autores como Feldmann e Fischer (2005), Soares e Sena (2010), Kubó e Botomé (2001), Martins e Figueiredo (2011), Caetano (2012) e dentre outros, que deram embasamento ao estudo e comprovaram a efetiva influência positiva que o psicopedagogo tem dentro do ambiente escolar. Conclui-se o estudo apresentando que o psicopedagogo desempenha papel de grande relevância dentro da escola, diagnosticando dificuldades, apoiando sujeitos e propondo metodologias de trabalho e convívio.

Biografía del autor/a

Edilson Raniere Gonçalves Pereira

Graduado em pedagogia e Administração, especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Email: edilsonraniere@gmail.com

Osmar Viveiros de Carvalho, URCA

Graduado em Ciências Biológicas - URCA,  Tecnólogo em Gestão Pública - Uninabuco, Especialista em Ecologia - URCA, Especialista em Gestão Pública - Univasf. Email: osmarexu@gmail.com.br

Talita Mirella Ferreira da Silva, URCA

 Graduada em Letras e Direito, especialista em Ensino da Língua Portuguesa- URCA  Email: talitamirella11@gmail.com

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

Pereira, E. R. G. ., Carvalho, O. V. de ., & Silva, T. M. F. da . (2021). O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1447–1458. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3199