EJA: O (RE) PENSAR DO CURRÍCULO

Autores/as

  • Rosângela das Neves Leite Faculdade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3188

Palabras clave:

Currículo. Educação de Jovens e Adultos. Aprendizagem.

Resumen

O conhecimento é adquirido através da interação social. Ele é constituído a partir da relação do indivíduo com o meio social, considerando as experiências de vida, os valores, as crenças, ou seja, a cultura do alfabetizando. O aspecto social da aprendizagem diz respeito aos valores e aspirações coletivas, bem como a dimensão política da educação. A intervenção pedagógica pode ter amplo alcance, requerendo responsabilidade e compromisso por parte dos educadores, tendo o diálogo como fundamento da construção do sujeito, como mecanismo de compreensão da estrutura social, de conscientização e de transformação. Este trabalho tem a finalidade de contribuir para um repensar do currículo aplicado às turmas da Educação de Jovens e Adultos ( EJA) , servindo de subsídio a um repensar dessa escolha, relacionando-a aos objetivos de ensino previstos na legislação e no pensamento pedagógico vigente, pois a aprendizagem deve ser algo prazeroso e espontâneo, não mecânico e insignificante para o educando.

Biografía del autor/a

Rosângela das Neves Leite, Faculdade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Norte do Paraná (UNOPAR), Graduada em Ciências Naturais (FACIBA), Pós-Graduada em Educação de Jovens e Adultos (GAMA FILHO), Pós - Graduada em Gestão Escolar (GAMA FILHO).  Estudante do curso de Mestrado (INTEGRALIZE). Atua como docente da rede municipal de Esplanada e Entre – Rios, cidades do estado da Bahia. Email: rleite792@gmail.com

Publicado

2021-12-02

Cómo citar

Leite, R. das N. . (2021). EJA: O (RE) PENSAR DO CURRÍCULO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1399–1408. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3188