TECNOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Reviu Barros UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3129

Palabras clave:

Prática Pedagógica. Formação. Professor Universitário. Tecnologia.

Resumen

Este artigo tem por objetivo abordar questões quanto à formação de professores universitários, procurando contextualizar as tecnologias como um novo paradigma emergente na educação superior. Atualmente, a evolução causada pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) trouxe mudanças sociais significativas para a sociedade. Na esfera educacional não é diferente, do ensino básico ao superior passaram e passam por mudanças, por isso, a necessidade de acompanhar a evolução tecnológica para melhorar a aprendizagem, não aderindo à estagnação e ao obsoleto. Na modalidade qualitativa e no sentido de tratar dos desafios e perspectivas do docente no ensino superior frente às perspectivas inovadoras da tecnologia, o objetivo específico deste artigo é elencar alguns pressupostos no viés com a prática pedagógica do professor. Diante disso, surgiu a seguinte indagação: quais os desafios e perspectivas dos professores com o auxílio das tecnologias para melhorar a prática pedagógica e promover aprendizagem no século XXI? Sob essa égide, este trabalho irá se debruçar com o enfoque na educação, principalmente no ensino superior, para tentar achar resposta para a problemática dessa pesquisa e contribuir para melhorar a prática pedagógica e por fim, trazer aportes que possam corroborar para a pesquisa e a aprendizagem significativa dos alunos.

Biografía del autor/a

Reviu Barros, UNINTER

Graduado em Letras, Pedagogia, Especialista e Mestre em Educação. Universidade – UNINTER – reviub@yahoo.com.br. CV: http://lattes.cnpq.br/8685651192482580 https://orcid.org/0000-0001-8322-316X

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Barros, R. . (2021). TECNOLOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 994–1015. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3129