A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Autores/as

  • Edna Rodrigues Marques UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3096

Palabras clave:

Lúdico. Aprendizagem. Criança. Brincar. Educar.

Resumen

O presente trabalho acadêmico tem como temática a importância da ludicidade no ambiente educativo, visto que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que influencia qualitativamente a atuação docente em sala de aula. Sabe-se que as brincadeiras já fazem parte da vida da criança desde seu nascimento, sendo um poderoso instrumento capaz de instigar e principalmente promover a aprendizagem, levando a criança a valorizar e expressar seus conhecimentos, interagir com novos conhecimentos e adentrar ao conhecimento acadêmico. Considerando as pesquisas bibliográficas realizadas nesta produção escrita, constatou-se a necessidade de implementar as atividades lúdicas dentro da sala de aula, considerando que as mesmas potencializam e auxiliam no desenvolvimento das crianças, nos diferentes aspectos: cognitivo, físico, psicológico, motor e social. Comprovou-se que o lúdico é um fator positivo na construção do conhecimento das crianças, durante a infância, desenvolvendo nelas a imaginação, raciocínio, criatividade e espontaneidade na construção do sistema de representação (leitura e escrita). Para tanto, é fundamental a reflexão sobre a prática docente no dia-a-dia das instituições de ensino, a fim de modificá-la, no que se refere à utilização deste importante recurso pedagógico.

Biografía del autor/a

Edna Rodrigues Marques, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Pós-graduada em Cultura Gerencial pela FGV do RJ (2010) e Gestão Escolar (2008), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEG (2002). Possui 29 anos de carreira efetiva na rede estadual de ensino atuando em diversas áreas: docência da 1ª Fase do ensino fundamental, docência da Educação de Jovens e Adultos, Gestora de Unidade escolar, gestão da Subsecretaria Regional de Educação, Gerente de Gestão Escolar da SEDUC, sendo responsável pelo acompanhamento e formação das equipes gestoras e das unidades escolares estaduais de Goiás. Atuou como Tutora de Gestão no Projeto Multicurso com a formação de professores e gestores do ensino médio da rede pública de goiás. Professora universitária na FAESP e ainda Professora Formadora dos cursos: Deficiência Mental no Contexto da Educação Inclusiva 1ª e 2ª Edição, Atendimento Educacional Especializado do Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial 1ª, 2ª e 3ª Edição - MEC/SEESP/UEG/SEDUC - GO e pelo Instituto QUALIS - GO. Exerceu função de docente universitária, Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso e de Avaliadora em Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso na Universidade Estadual de Goiás. Atuou como Formadora Regional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS no período de 2017 e 2018. Atualmente é professora de Atendimento Educacional Especializado. E-mail:ednarodriguesmarques@hotmail.com

Publicado

2021-11-30

Cómo citar

Marques, E. R. . (2021). A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 648–657. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3096