A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA A FAVOR DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E O COMBATE AO MOVIMENTO ANTIVACINA E FAKE NEWS

Autores/as

  • Paula Christina Correia Gonçalves Centro Universitário Redentor- Uniredentor
  • Basílio Magno Francisco Rodrigues da Silva Centro Universitário Redentor- Uniredentor
  • Fabíola Vargas Apolinário Centro Universitário Redentor- Uniredentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2979

Palabras clave:

Sarampo. Movimento antivacina. Fake News. Educação em Saúde. Enfermeiro.

Resumen

A presente pesquisa tem como temática a importância da educação em saúde com o uso de tecnologia leve em saúde, em prol da promoção da vacinação contra o Sarampo visando o combate às Fake News. Por se tratar de uma doença grave e altamente contagiosa, a vacinação contra o sarampo deveria ser amplamente incentivada em todas as regiões do Brasil. No entanto, observa-se que integrantes do movimento antivacina utilizam de Fake News interferindo na adesão da vacinação em crianças, jovens e adultos. Esse trabalho objetiva-se que a educação em saúde pode ajudar na sensibilização à vacinação contra Sarampo e outras doenças altamente contagiosas. Mais especificamente, o trabalho tem como papel fundamental fornecer fontes seguras de informações sobre o tema (sites como Ministério da Saúde, Programa Nacional de Imunização - PNI), conscientização sobre a influência da vacinação e o aumento de doenças reemergentes, promovendo à adesão e atualização da caderneta vacinal – Vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e esclarecer sobre possíveis motivos que nutrem o movimento antivacina e Fake News. Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática. Verificou-se que apesar da vacinação infantil ser de grande eficácia, parte da população não foram vacinados por falta de acesso e de informação necessária. Os estudos evidenciaram a queda da cobertura vacinal e que a propagação de informações falsas sobre os riscos sobre a imunização colaborou para a não adesão, ocasionando o retorno de doenças anteriormente erradicadas. Para combater tal situação a educação em saúde torna-se um instrumento essencial para a enfermagem reverter esse quadro, seja por meio de busca ativa, seguida de orientações, como por meio de palestras em meios escolares.

Biografía del autor/a

Paula Christina Correia Gonçalves, Centro Universitário Redentor- Uniredentor

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Redentor, Enfermagem, Itaperuna-RJ, E-mail:  paulachristina10@gmail.com.

Basílio Magno Francisco Rodrigues da Silva, Centro Universitário Redentor- Uniredentor

Graduando pelo Centro Universitário Redentor, Enfermagem, Itaperuna-RJ, magnob988@gmail.com.

Fabíola Vargas Apolinário, Centro Universitário Redentor- Uniredentor

Docente de Enfermagem pelo Centro Universitário Redentor, Enfermagem, Itaperuna-RJ, E-mail fabiola.apolinario@uniredentor.edu.br.

Publicado

2021-11-22

Cómo citar

Gonçalves, P. C. C., Silva, B. M. F. R. da ., & Apolinário, F. V. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA A FAVOR DA VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO E O COMBATE AO MOVIMENTO ANTIVACINA E FAKE NEWS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2938–2949. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2979