A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores/as

  • Sheila Cristiane da Silva Ivy Enber Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28755

Palabras clave:

Educação em Saúde. Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Saúde Escolar. Obesidade Infantil. Prevenção.

Resumen

Diante do aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) entre crianças e adolescentes, especialmente obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial, este estudo parte do problema de que alimentação inadequada, sedentarismo e baixa articulação entre escola, família e serviços de saúde ampliam fatores de risco desde a infância. O objetivo geral foi analisar a contribuição da educação em saúde para a prevenção das DCNTs no público infantojuvenil brasileiro. Realizou-se revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, com consulta às bases SciELO, BVS e PubMed/MEDLINE, além de documentos oficiais, priorizando publicações de 2014 a 2026 sobre educação em saúde, obesidade infantil, alimentação, atividade física e prevenção escolar. Os resultados indicaram que intervenções contínuas, interdisciplinares e articuladas ao Programa Saúde na Escola favorecem o letramento em saúde, melhoram escolhas alimentares, incentivam práticas corporais e auxiliam na identificação precoce de fatores de risco. Conclui-se que a educação preventiva, integrada à família e às políticas públicas, reduz vulnerabilidades às DCNTs e promove qualidade de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sheila Cristiane da Silva, Ivy Enber Christian University

Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação Física. Especialista:   Educação Física Escolar e Educação Especial e Inclusiva. Cursando: Mestrado em Educação. Professora da Educação Especial. Enber University ( Ivy Enber Christian University). 

Publicado

2026-07-29

Cómo citar

Silva, S. C. da. (2026). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(7), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28755