EMPRENDIMIENTO E INNOVACIÓN: DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DEL VALLE DE SÃO FRANCISCO

Autores/as

  • Iasmin de Souza Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Miriam Cleide Cavalcante de Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Isnaldo José de Souza Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28586

Palabras clave:

Ecosistemas de innovación. Propiedad intelectual. Centro de innovación tecnológica. spin-off académica.

Resumen

Este estudio presenta un diagnóstico estratégico de las iniciativas relacionadas con el emprendimiento y la innovación en la Universidad Federal del Valle de São Francisco (Univasf). La investigación es de carácter exploratorio y adopta la metodología de estudio de caso. Se examinaron cuatro dimensiones principales: la oferta curricular relacionada con la educación emprendedora; las iniciativas extracurriculares para promover la innovación; los indicadores de propiedad intelectual; y las acciones de emprendimiento universitario, incluyendo startups incubadas y empresas junior. La recopilación de datos se realizó mediante el análisis documental de fuentes institucionales e información proporcionada por el Centro de Innovación Tecnológica (NIT), considerando el periodo de 2020 a 2025. Los resultados indican progreso en la institucionalización de acciones para promover la innovación, evidenciado por la expansión del número de disciplinas enfocadas en el tema, la realización de convocatorias de propuestas y eventos, y el crecimiento en el número de activos de propiedad intelectual. Sin embargo, persisten desafíos relacionados con la transferencia de tecnología y la expansión de alianzas con sectores productivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Iasmin de Souza Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, com atuação nas áreas de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia no ambiente acadêmico. Graduada em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em Saneamento Ambiental da UNIVASF, desenvolvendo atividades voltadas ao saneamento ambiental, com ênfase em processos de fitorremediação aplicados à recuperação de corpos d’água. Atualmente, atua como bolsista de fomento à inovação vinculada à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Miriam Cleide Cavalcante de Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Associada da UNIVASF. Engenheira Química pela Universidade Católica de Pernambuco. Gestor Público em Arranjos Produtivos Locais, e Especialista em Gestão Ambiental. Doutora e Mestre em Engenharia Química UFPE (2015). Engenheira da Companhia Pernambucana de Saneamento (1997 a 2009). Pesquisadora conveniada da Embrapa Semiárido (1998 a 2008). Tutora do Programa de Educação Tutorial Saneamento Ambiental (MEC). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT) desde novembro de 2021. Linhas de pesquisa e experiência em: Valorização de resíduos agrícolas e agroindustriais a partir de tratamentos biológicos; Biossólidos; Tratamento e Qualidade de água; Tecnologias sócio ambientais apropriadas para a convivência no Semiárido. Líder do Grupo de Pesquisas Saneamento Ambiental em Meios Rural e Urbano no Vale do São Francisco (CNPq).

Isnaldo José de Souza Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado (1998), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Engenharia Elétrica/ Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor Associado IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Atua na Engenharia Elétrica com ênfase em estudos e aplicações nos campos de materiais e dispositivos semicondutores, de sistemas de instrumentação eletrônica e de instrumentação óptica, e de dispositivos fotônicos e optoeletrônicos. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa em: modelos para injeção e transporte de carga em materiais elétricos, através de interfaces e de estruturas de baixa dimensionalidade; aplicações de dispositivos semicondutores, optoeletrônicos e fotônicos; geração fotovoltaica de energia; materiais e dispositivos semicondutores orgânicos, fotovoltaicos e eletroluminescentes; e telemetria. Desenvolve atividades extensionistas de indução à integração ICTs - APLs locais e regionais, e de promoção da internacionalização do ensino e da pesquisa. Docente colaborador do Programa de Mestrado Profissionalizante em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT, Ponto Focal UNIVASF. Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais - PPGCM, UNIVASF.

Publicado

2026-07-30

Cómo citar

Silva, I. de S., Amorim, M. C. C. de, & Coelho, I. J. de S. (2026). EMPRENDIMIENTO E INNOVACIÓN: DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DEL VALLE DE SÃO FRANCISCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(7), 1–22. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28586