AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA INCIDÊNCIA DE AGROTÓXICOS E SEUS POSSÍVEIS DANOS GENÉTICOS

Autores/as

  • Lorhayne Cristina Barbosa de Souza Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Luana Cristina Chaves Calili Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Jeannelly Mara Perreira Araújo Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Tais da Silva Tosate Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Hayane Ramos Sabino Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Douglas Santiago Menezes Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Vilnara Domingos Marcos Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Vilnara Domingos Marcos Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Nathane Silva Resende Faculdade Única –Ipatinga-MG
  • Arilton Januário Bacelar Júnior Universidade de Marília

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2812

Resumen

No Brasil tem-se um dos maiores índices de ingestão residual de agrotóxicos do mundo, em virtude principalmente do seu uso em grandes quantidades em produtos de origem vegetal.  Diante disso, o fato tem se tornado uma preocupação constante e foco de diversos estudos sobre seus efeitos na saúde dos indivíduos a curto, médio e longo prazo. O presente estudo tem como objetivo discorrer os efeitos dos agrotóxicos sobre o organismo, dando ênfase na sua caraterística genotóxica, utilizando informações da literatura para descrever os efeitos adversos causados à saúde humana, diversos estudos associam o aparecimento de danos genéticos ao consumo de agrotóxicos, bem como o aparecimento de doenças não crônicas, como problemas neurológicos, dificuldade respiratória, irritação de pele,manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino, além de cânceres no cérebro, mama, esôfago, na pele, sistema digestivo e de reprodução. O estudo reforça a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, com o intuito de elucidar de forma clara os reais danos à saúde, principalmente no que diz respeito ao aspecto genético. A dificuldade de associar o aparecimento dessa mutação à somente um agente ativo parece ser o principal empecilho para o progresso nos estudos, além disso, os estudos devem levar em consideração o aspecto acumulativo dessas substâncias no organismo humano.

Biografía del autor/a

Lorhayne Cristina Barbosa de Souza, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG.

Luana Cristina Chaves Calili, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Jeannelly Mara Perreira Araújo, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Tais da Silva Tosate, Faculdade Única –Ipatinga-MG

 Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Hayane Ramos Sabino, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Douglas Santiago Menezes, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Vilnara Domingos Marcos, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Vilnara Domingos Marcos, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Nathane Silva Resende, Faculdade Única –Ipatinga-MG

Graduação em Biomedicina na Faculdade Única –Ipatinga-MG

Arilton Januário Bacelar Júnior , Universidade de Marília

 Graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade de Marília e graduação em DIREITO pela Universidade de Marília. Atualmente é professor da Faculdade Única de Ipatinga na Graduação e Pós Graduação, Ex - Coordenador do núcleo de pós graduação da Universidade Presidente Antônio Carlos que consta um portifólio de 31 cursos, EX-Presidente da CIPA da Universidade Presidente Antônio Carlos, coordenador pós- graduação farmacologia e toxicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos, coordenador do Curso de Análises Clínicas Universidade Presidente Antônio Carlos e coordenador do curso de Farmácia da Faculdade Única de Ipatinga. Tem experiência na área Farmacêutica e Análises Clínicas e Jurídica, Doutorando em Ciêcias Jurídicas e Sociais. Mestre em Energia Nuclear e suas Aplicações pelo Instituto de Pesquisa Nuclear IPEN-USP. Especialista em Direito Público, Especialista em Direito Educacional, Especialista em Gestão de Resíduos do Serviço de Saúde, Especialista em Doenças infecto-parasitárias, MBA em Gestão Educacional; Especialista em Análises Clínicas. Ex - Membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Farmácia e Membro da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. Atualmente é professor dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Psicologia,Enfermagem e odontologia. ministra os conteúdos de Ciências política, Farmacologia, Psicofarmacologia, Imunologia Básica, Imunologia Clínica, Parasitologiae Microbiologia. Participou da capacitação para os Ítens do Banco Nacional de Ítens(BNI-INEP). Membro da CPA FADIPA.

Publicado

2021-11-08

Cómo citar

Souza, L. C. B. de ., Calili, L. C. C. ., Araújo, J. M. P. ., Tosate, T. da S., Sabino, H. R. ., Menezes, D. S. ., … Bacelar Júnior , A. J. . (2021). AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA INCIDÊNCIA DE AGROTÓXICOS E SEUS POSSÍVEIS DANOS GENÉTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2306–2316. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2812