O BULLYING NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Darley Kury Marques de Amorim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Deysiane Silva da Luz Oliveira Universitário de Várzea Grande
  • Marelucia Rodrigues de Amorim Universidade Estadual do Tocantins
  • Mayara Almeida Gomes Universidade de Cuiabá
  • Sandra Gusmão de Almeida Universitário de Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2583

Palabras clave:

Bullying. Violência Institucional e Social. Agressão. Agressor.

Resumen

O conceito de Bullying envolve desde dar apelido, tirar sarro, desprezar, as chacotas infantis, até as maneiras mais violentas de agressividade física ou mental. Bullying é o fenômeno através uma criança ou um adolescente é de modo sistemático onde é colocado diante de várias ações agressivas (diretamente ou indiretamente), que acontecem sem motivação visível, mas de maneira intencional, praticados por um(a) ou mais agressor(es). Trata-se de ação realizada em grupo tendo como característica desequilibrar o poder e falta de reciprocidade; onde, a vítima não tem mecanismo para que possa impedir e/ou escapar a agressão. O que essencialmente caracteriza essa agressão de outras é a repetição, sistematização e a intencionalidade de provocar prejuízo a alguma pessoa que normalmente é entendido como tem mais fragilidade, sendo difícil conseguir sua defesa ou até mesmo que se reverta esse fato. O bullying é um perigo, uma violência institucional e social, assim como para comportamentos antissociais individuais significando uma maneira de afirmar o poder que se estabelece por meio da agressão.

Biografía del autor/a

Darley Kury Marques de Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - FUFMS, Especialista  em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Deysiane Silva da Luz Oliveira, Universitário de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande — UNIVAG.

Marelucia Rodrigues de Amorim, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins -  UNITINS,  Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela  Fundaçao Universitária Iberoamericana  - FUNIBER.

Mayara Almeida Gomes, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá — UNIC. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Afirmativo.

Sandra Gusmão de Almeida, Universitário de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, Especialista em Gestão e Segurança Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Publicado

2021-10-27

Cómo citar

Amorim, D. K. M. de ., Oliveira, D. S. da L. ., Amorim, M. R. de ., Gomes, M. A. ., & Almeida, S. G. de . (2021). O BULLYING NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1481–1491. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2583