ÉTICA E SOCIEDADE "EM TEMPOS DE CRISE": MÍDIAS E REDES SOCIAIS ANTE O DESAFIO DE PENSAR COMPLEXO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2514Palabras clave:
Crise ética. Política. Mídias e redes sociais. Pensamento complexo. Intérpretes e interpretações.Resumen
Envolto pela expressão "em tempos de crise", o tema da ética vem sendo aludido pelos noticiários e redes sociais sob o viés dos impasses éticos que ao redor da política gravitam. Contudo, aludi-lo estritamente por esse viés implica negligenciar suas especificidades e nuances, uma vez que os dilemas e a complexidade que o envolve, mormente em uma sociedade que se configura em rede, são postos à margem. Assim, o artigo em evidência aduz que os novos e movediços contextos trazidos pelas tecnologias explicitaram a perempção do pensamento dogmático, responsável, em conformidade com os construtos teóricos articulados, pelas relações que levaram à exaustão ambiental, social e humana. Com isso, busca-se conjecturar, perspectivisticamente, acerca da necessidade de um pensamento complexo e multifacetado, que afirma a contradição e a mudança, em contraponto ao pensamento linear e piramidal, que opera por dicotomias e exclusões. Desse modo, o presente trabalho promove e entrelaça o diálogo entre a filosofia e os problemas do contemporâneo, entre os quais a problemática analisada é das mais candentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY