A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2369Palabras clave:
Surdez. Formação docente. Inclusão.Resumen
Por muito tempo os surdos sofreram grande preconceito e foram excluídos de vários direitos, inclusive do atendimento escolar. Com o passar do tempo houve um avanço nas legislações. A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 trouxe a obrigatoriedade de todos os alunos serem atendidos preferencialmente na rede regular de ensino, incluindo os surdos. No entanto, eles ainda encontram muitas barreiras e uma delas é a falta de formação docente adequada para atendê-los na rede regular de ensino. Assim, este trabalho teve como objetivo geral fazer uma problematização acerca da formação docente para o atendimento do aluno surdo na rede regular de ensino. Para tanto, valeu-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, além de uma entrevista estruturada, cujo objetivo é verificar levantamento se essa disciplina era contemplada na matriz curricular dos cursos de formação docente. Esse intento foi plenamente atingido, na medida que demonstrou que há a presença de alunos surdos na escola regular, mas que os docentes ainda não se sentem preparados para acolhê-los, indicando a importância de sua formação adequada para atender e incluir esses alunos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY