ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA BNCC PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Natália Maria de Lima de Oliveira Faculdade Futura
  • Ana Cláudia dos Santos Barão Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Ijosiel Mendes Faculdade Futura
  • Melka Carolina Faria Catelan

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23657

Palabras clave:

Ensino de Ciências. BNCC. Competências. Alfabetização científica. Anos iniciais.

Resumen

Este artigo discute o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Analisa-se como o documento orienta o desenvolvimento da alfabetização científica, destacando competências gerais, competências específicas e habilidades voltadas à investigação, à argumentação e à compreensão dos fenômenos naturais. A partir de uma revisão bibliográfica, com foco na BNCC, o estudo enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas investigativas e metodologias ativas para favorecer aprendizagens significativas. O trabalho reforça o papel do professor como mediador e apresenta estratégias didáticas alinhadas às habilidades da BNCC. Conclui-se que a BNCC oferece subsídios consistentes para a organização do ensino de Ciências nos anos iniciais, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e capazes de interpretar a realidade de forma científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Natália Maria de Lima de Oliveira, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura de Votuporanga/SP.

Ana Cláudia dos Santos Barão, Faculdade Futura

Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP). Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga.

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF). Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Especialização em Controladoria (UNIASSELVI), Mestrado em Administração (UNIMEP). Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Graduada em Direito (UNIFEV).Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Docente e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga. 

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).  Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura de Votuporanga.

Melka Carolina Faria Catelan

Graduada em Matemática (UNESP). Graduada em Pedagogia (Centro de Educação Continuada). Mestre em Matemática (UNESP). Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e coordenadora de área na secretaria estadual da educação do estado de São Paulo. 

Publicado

2026-01-12

Cómo citar

Oliveira, N. M. de L. de, Barão, A. C. dos S., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Mendes, I., & Catelan, M. C. F. (2026). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DA BNCC PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(1), 1–8. https://doi.org/10.51891/rease.v12i1.23657