O DIREITO À INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ACESSO À JUSTIÇA: ANÁLISE DA OUVIDORIA DO PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO

Autores/as

  • Ielma Adriana de Almeida Silva Veni University
  • José Welhinjton Cavalcante Rodrigues Veni Creator

Palabras clave:

Lei de acesso à informação. Acesso à Justiça. Ouvidoria.

Resumen

Nesta pesquisa investiga-se o papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na garantia do direito à informação como instrumento de acesso à justiça e promoção da transparência pública. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: Pode a Ouvidoria do TJPE fomentar o direito à informação? Assim, a partir de técnicas da análise de conteúdo, tem-se como objetivo geral investigar a atuação da Ouvidoria do TJPE como canal de mediação entre o cidadão e a administração pública, com foco na implementação da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). E os objetivos específicos consistem em: a) compreender a relação entre o direito à informação e o acesso à justiça, evidenciando-se como a democratização da informação contribui para a efetivação de direitos fundamentais; b) discutir sobre o papel das Ouvidorias como instrumentos de escuta ativa e mediação, diante dos desafios impostos pela desinformação e pelas heranças autoritárias, para a construção de um modelo de gestão pública mais transparente e democrático; e c) refletir sobre como a Ouvidoria do TJPE tem atuado com relação ao direito à informação, com base na análise documental de manifestações recebidas e nas ações de cumprimento da Lei de Acesso à Informação. A metodologia adotada é qualitativa, com base em análise textual e documental de manifestações registradas no primeiro semestre de 2020. A pesquisa envolveu etapas de triagem, categorização e leitura crítica de documentos institucionais, com base nos princípios da análise documental. Os resultados apontam para a ideia de que, embora a Ouvidoria desempenhe função relevante no fortalecimento da democracia participativa, sua atuação ainda enfrenta barreiras estruturais e exige aprimoramento constante para garantir o acesso pleno à informação e à justiça.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ielma Adriana de Almeida Silva, Veni University

Graduada em Direito com especialização em Direito Penal e Processo Penal. Mestra em Ciências Jurídicas na Veni University. Servidora do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

José Welhinjton Cavalcante Rodrigues, Veni Creator

Doutor em Ciências Jurídicas pela UFPB. Pós-doutor em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela UFPB. Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas pela UFPB. Professor convidado do Mestrado em Ciências Jurídicas da Veni Creator.

Publicado

2026-01-16

Cómo citar

Silva, I. A. de A., & Rodrigues, J. W. C. (2026). O DIREITO À INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ACESSO À JUSTIÇA: ANÁLISE DA OUVIDORIA DO PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9–235. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/23651

Número

Sección

E-books

Categorías