ESPAÇOS NÃO-FORMAIS NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Adriana Lúcia de Arruda Universidade Norte do Paraná
  • Claudiani Aparecida de assunção Almeida Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Ivalleica Ferreira da Costa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Letícia Adrielle Malaquias de Oliveira Almeida Faculdade Impactos Brasil
  • Ua-Naia Aparecida Luz Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Vania Valesca Castilho da Silva Santos Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2360

Palabras clave:

Educação não-formal. Desenvolvimento. Ensinar.

Resumen

O foco deste artigo está relacionado ao pedagogo e sua atuação nos espaços de educação não formal e como coadjuvante das disciplinas na escola. Mais especificamente, atividades extraclasse. Nesse objetivo, esse profissional se apresenta como um orientador e orientador do trabalho, além das paredes físicas de uma escola. A educação não formal, suas práticas e experiências fora da escola foram conceituadas, bem como a promoção do desenvolvimento e socialização dos alunos nesses locais. Este profissional possui especificidades e utiliza diferentes metodologias e em diferentes ambientes. O tema foi escolhido por ser um tema atual e relevante para a formação desse profissional. Este é também o resultado da sua formação e da sua prática pedagógica exercida nestes locais com diferentes contextos. As atividades nesta área da Educação recebem denominações diferentes e podem variar de acordo com a sua natureza, mas têm em comum a sua execução em ambiente não escolar. Ensinar não é uma imposição, pois o ato de ensinar e aprender implica escolha, decisão, responsabilidade. Por fim, existe uma essência no ensino e aprendizagem que esses profissionais devem compreender por meio de sua aprendizagem profissional.

Biografía del autor/a

Adriana Lúcia de Arruda, Universidade Norte do Paraná

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Claudiani Aparecida de assunção Almeida, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC, Especialista em Alfabetização e Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC.

Ivalleica Ferreira da Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Especialista em Alfabetização pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Letícia Adrielle Malaquias de Oliveira Almeida, Faculdade Impactos Brasil

Graduada em Pedagogia pela Anhanguera, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Impactos Brasil – FACIB.

Ua-Naia Aparecida Luz, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Administração pelo Centro Universitário UNIVAG, Especialista em Fundamentos daEducação, Didática e Docência do Ensino Superior pelo Centro Univeristário - UNIVAG, Especialista em Psciopedagogia pelo IESMIG  - Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Vania Valesca Castilho da Silva Santos, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias, Especialista em Educação Infantil pelo IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Publicado

2021-10-05

Cómo citar

Arruda, A. L. de ., Almeida, C. A. de assunção ., Costa, I. F. da ., Almeida, L. A. M. de O. ., Luz, U.-N. A. ., & Santos, V. V. C. da S. . (2021). ESPAÇOS NÃO-FORMAIS NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1370–1380. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2360