ACESSIBILIDADE DIGITAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23571Palabras clave:
Acessibilidade digital. Inclusão. Tecnologias educacionais. Estudantes com deficiência. Mídias digitais.Resumen
O estudo analisou o uso de recursos digitais como instrumentos de inclusão para estudantes com diferentes deficiências no contexto educacional contemporâneo. Partiu-se do problema que investigou de que maneira tais recursos poderiam contribuir para ampliar o acesso e a participação desses estudantes em ambientes de aprendizagem. O objetivo consistiu em compreender como as mídias digitais favoreceram práticas inclusivas, considerando suas potencialidades pedagógicas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem bibliográfica, concentrando-se na análise de produções científicas relacionadas a tecnologias digitais, acessibilidade e educação inclusiva. No desenvolvimento, discutiram-se as contribuições dos recursos multimídia, das plataformas digitais, dos podcasts e das práticas de ensino híbrido para a redução de barreiras comunicacionais, sensoriais e cognitivas. Também foram analisados os desafios estruturais e pedagógicos que influenciaram o uso de tecnologias acessíveis. As considerações finais indicaram que os recursos digitais apresentaram potencial significativo para apoiar a inclusão, desde que utilizados com planejamento pedagógico e alinhados às necessidades dos estudantes. O estudo concluiu que a efetividade dessas ferramentas dependia de ações intencionais, formação adequada e compromisso institucional, apontando ainda a necessidade de novas pesquisas que aprofundem práticas de acessibilidade digital na educação.
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