CIÊNCIAS DA SAÚDE PÚBLICA E AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v5i3.23565Palabras clave:
Educação brasileira. Saúde pública. Saúde ambiental. Formação cidadã. Sustentabilidade.Resumen
Incluir as Ciências da Saúde Pública e Ambiental na educação do Brasil é muito importante para formar cidadãos e melhorar a vida de todos. Vivemos em um mundo com diferenças sociais, problemas ambientais e dificuldades de saúde que sempre voltam. Por isso, a escola tem um papel fundamental em ensinar as pessoas a pensarem criticamente e a se prevenirem. A articulação entre saúde, meio ambiente e educação ajuda a entender por que as pessoas ficam doentes e como podemos ter um futuro melhor. Assim, a escola vira um lugar para aprender, se conscientizar e mudar a sociedade para melhor, o que torna o ensino mais conectado com o que o Brasil precisa hoje. O objetivo geral traz a análise do lugar ocupado pelas Ciências da Saúde Pública e Ambiental no quadro educacional brasileiro, constituindo-se como as contribuições a serem oferecidas aos educandos nos processos formativos crítica, preventiva e socioambiental. A pesquisa opta por uma abordagem qualitativa via estudo bibliográfico, proveniente da análise crítica de livros, de artigos científicos, de documentos oficiais, de produções acadêmicas seguindo a linha do pensamento acerca da Saúde Pública, da Saúde Ambiental e da Educação. Os resultados indicam que a junção das Ciências da Saúde Pública e Ambiental na educação ajuda a construir hábitos saudáveis e atitudes sustentáveis. A prática de unir essas áreas no ensino aumenta a consciência dos estudantes sobre a saúde de todos e o cuidado com o meio ambiente. Assim, a escola se mostra um lugar ideal para promover ações de educação e prevenção. Colocar esses temas no currículo escolar aumenta o compromisso da educação com a sociedade. Por isso, investir nessa união é muito importante para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.
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