PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO CENTRADO EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Christian Business School
  • Andressa Lopes Scalfoni Must University
  • Cledimar Vieira Soares Must University
  • Dinamar de Oliveira dos Santos Gomes UTIC
  • Elder Rosa de Jesus Must University
  • Rafaela Rocon Plaster Must University
  • Suziane Paula Kretli Chaves Santos Must University
  • Patricia Aparecida Martins Monteiro FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23537

Palabras clave:

Planejamento pedagógico. Competências. Habilidades. Avaliação formativa. Formação docente.

Resumen

O estudo teve como problema compreender como o planejamento pedagógico centrado em competências e habilidades poderia contribuir para a organização e a efetividade das práticas de ensino nas instituições escolares. Teve como objetivo geral analisar as contribuições desse tipo de planejamento para a prática educativa e para o desenvolvimento das aprendizagens. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e qualitativa, fundamentada na análise de livros, artigos e capítulos publicados entre 2019 e 2025, selecionados de acordo com critérios de atualidade e relevância teórica. Os resultados indicaram que o planejamento estruturado a partir de competências favoreceu a coerência entre objetivos, metodologias e avaliação, promovendo aprendizagens significativas. Verificou-se também que a integração entre competências cognitivas e habilidades práticas ampliou as possibilidades de mediação pedagógica, fortalecendo o papel do professor como organizador do processo educativo. A análise demonstrou que o uso de tecnologias, metodologias ativas e práticas avaliativas formativas contribuiu para o engajamento e a autonomia dos estudantes. Concluiu-se que o planejamento centrado em competências constitui instrumento essencial para orientar o ensino de forma sistemática, articulada e reflexiva. O estudo destacou, ainda, a relevância da formação continuada docente e sugeriu a realização de novas pesquisas que aprofundem as relações entre inovação pedagógica e desenvolvimento de competências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação. Instituição: Christian Business School.

Andressa Lopes Scalfoni, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Instituição: Must University (MUST).

Cledimar Vieira Soares, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. Instituição: Must University (MUST).

Dinamar de Oliveira dos Santos Gomes, UTIC

Magíster en Ciencias de la Educación. Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Elder Rosa de Jesus, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação. Instituição: Must University (MUST).

Rafaela Rocon Plaster, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Suziane Paula Kretli Chaves Santos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Patricia Aparecida Martins Monteiro, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2025-12-17

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Scalfoni, A. L., Soares, C. V., Gomes, D. de O. dos S., Jesus, E. R. de, Plaster, R. R., … Monteiro, P. A. M. (2025). PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO CENTRADO EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5712–5731. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23537