PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO CENTRADO EM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23537Palabras clave:
Planejamento pedagógico. Competências. Habilidades. Avaliação formativa. Formação docente.Resumen
O estudo teve como problema compreender como o planejamento pedagógico centrado em competências e habilidades poderia contribuir para a organização e a efetividade das práticas de ensino nas instituições escolares. Teve como objetivo geral analisar as contribuições desse tipo de planejamento para a prática educativa e para o desenvolvimento das aprendizagens. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e qualitativa, fundamentada na análise de livros, artigos e capítulos publicados entre 2019 e 2025, selecionados de acordo com critérios de atualidade e relevância teórica. Os resultados indicaram que o planejamento estruturado a partir de competências favoreceu a coerência entre objetivos, metodologias e avaliação, promovendo aprendizagens significativas. Verificou-se também que a integração entre competências cognitivas e habilidades práticas ampliou as possibilidades de mediação pedagógica, fortalecendo o papel do professor como organizador do processo educativo. A análise demonstrou que o uso de tecnologias, metodologias ativas e práticas avaliativas formativas contribuiu para o engajamento e a autonomia dos estudantes. Concluiu-se que o planejamento centrado em competências constitui instrumento essencial para orientar o ensino de forma sistemática, articulada e reflexiva. O estudo destacou, ainda, a relevância da formação continuada docente e sugeriu a realização de novas pesquisas que aprofundem as relações entre inovação pedagógica e desenvolvimento de competências.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY