OS DESAFIOS DO PROFESSOR INICIANTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Christian Business School
  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Cláudia Rodrigues Muzy Fernandes Instituto Federal do Espirito Santo Ifes
  • Miriam Paulo da Silva Oliveira University of Orlando
  • Orlando de Lima Monteiro PPEEB
  • Denise Lúcia Alfonso Must University
  • Flavia Lemes da Silva Duarte Must University
  • Andressa Lopes Scalfoni Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23453

Palabras clave:

Professor iniciante. Ensino de línguas. Prática pedagógica. Tecnologias digitais. Formação docente.

Resumen

Este estudo partiu da questão sobre quais desafios foram enfrentados por professores iniciantes no ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e de que modo esses desafios influenciaram suas práticas pedagógicas. Teve como objetivo analisar dificuldades recorrentes apontadas pela literatura recente, considerando aspectos formativos, metodológicos e tecnológicos. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, com abordagem qualitativa, e foi desenvolvida por meio da seleção, leitura e análise de obras que discutiram ensino de línguas, atuação docente e impactos do uso de tecnologias na educação. Os resultados indicaram que os principais desafios envolveram formação inicial insuficiente, insegurança na condução das aulas, dificuldades no uso de tecnologias digitais, fragilidades nos processos de avaliação — sobretudo no ensino remoto — e limitações no domínio de metodologias inovadoras. A análise mostrou que tais desafios se interligaram e influenciaram o planejamento, as estratégias adotadas e a forma de interação com os estudantes. Verificou-se também que práticas de leitura, escrita, oralidade e uso de gêneros exigiram conhecimento teórico e capacidade de adaptação, o que nem sempre esteve presente no início da carreira. As considerações finais apontaram que a superação dessas dificuldades dependeu de formação continuada, colaboração entre professores e inserção mais consistente das tecnologias no processo formativo. Destacou-se ainda a necessidade de estudos futuros que aprofundem aspectos institucionais e acompanhem o desenvolvimento docente ao longo dos primeiros anos de atuação.

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Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Christian Business School

Doutoranda em Ciências da Educação. Instituição: Christian Business School.

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação. Instituição: World University Ecumenical.

Cláudia Rodrigues Muzy Fernandes, Instituto Federal do Espirito Santo Ifes

Mestra em Letras. Instituição: Instituto Federal do Espirito Santo Ifes (Vitória).

Miriam Paulo da Silva Oliveira, University of Orlando

Doutora em Ciências da Educação. Instituicao: University of Orlando.

Orlando de Lima Monteiro, PPEEB

Mestrando: em Ensino na Educação Básica (PPEEB). Instituição: Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Denise Lúcia Alfonso, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Flavia Lemes da Silva Duarte, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Andressa Lopes Scalfoni, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação. Instituição: Must University (MUST).

 

Publicado

2025-12-16

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Moura, C. C. de, Fernandes, C. R. M., Oliveira, M. P. da S., Monteiro, O. de L., Alfonso, D. L., … Scalfoni, A. L. (2025). OS DESAFIOS DO PROFESSOR INICIANTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA: PERSPECTIVAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 5538–5558. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23453