ACESSO À JUSTIÇA E A SOCIEDADE DO CANSAÇO: UM CONTRASTE ENTRE GARANTIA DE DIREITOS E EXIGÊNCIAS DE PRODUTIVIDADE

Autores/as

  • Francisco José de Oliveira Guedes Veni Creatir Christian University
  • Suenya Talita de Almeida Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23415

Palabras clave:

Acesso à justiça. Aumento da demanda. Produtividade. Doenças neuronais. Efetividade da jurisdição.

Resumen

O presente artigo pretendeu analisar a concepção de acesso à justiça, de Mauro  Cappelletti e Bryant Garth, tendo como foco a realidade jurídica brasileira e as várias reformas no sistema que procurou proporcionar um maior acesso aos mecanismos e remédios judiciais. Por seu turno, procurou-se observar que o aumento das pessoas que passaram a acessar os mecanismos da justiça impactou, também, no funcionamento e na produtividade dos órgãos jurisidicionais. A metodologia empregada foi dialético-comparativa, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, além de dados institucionais do sistema de justiça brasileiro. Procurou observar a tensão entre o aumento do número de processos judiciais, decorrentes da implementação dos mecanismos de acesso à justiça uma maior exigência por produtividade. Ou seja, o contraponto entre o acesso à justiça e a pressão por produtividade. Conclui-se que o enfrentamento dessa situação exige repensar não apenas a estrutura administrativa e procedimental do Judiciário, mas também os fundamentos culturais que sustentam o modelo atual de justiça, de modo a torná-lo mais humano, inclusivo e efetivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco José de Oliveira Guedes, Veni Creatir Christian University

Especialista em Direito Público pela Faculdade Estácio de Sá, Mestrando em ciências jurídicas pela Veni Creatir Christian University. 

Suenya Talita de Almeida, Veni Creator Christian University

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambucano. Professora da Veni Creator Christian University.

Publicado

2025-12-31

Cómo citar

Guedes, F. J. de O., & Almeida, S. T. de. (2025). ACESSO À JUSTIÇA E A SOCIEDADE DO CANSAÇO: UM CONTRASTE ENTRE GARANTIA DE DIREITOS E EXIGÊNCIAS DE PRODUTIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 7694–7707. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23415