JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2340Palabras clave:
Brincadeiras. Jogos. Educação Infantil. Ludicidade. Professor.Resumen
O presente artigo tem como tema a importância das brincadeiras e jogos com crianças. Enfatiza-se o brincar no desenvolvimento e na aprendizagem na educação infantil, tendo como objetivo conhecer acerca do significado do brincar, bem como conceituar os principais termos usados para designar o ato de brincar, sendo também fundamental a compreensão da ludicidade, através da qual a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelecendo as relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolve-se integralmente, e ainda, as vantagens que o brincar favorece no ensino-aprendizagem infantil. É de suma importância perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, dentro da perspectiva da lógica infantil. Assim sendo, para a realização deste trabalho, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, com base na reflexão e leituras de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de autores referente neste tema. Há a compreensão de que a brincadeira faz parte da vivência infantil, no entanto o que se espera destacar é o desenvolvimento intelectual, cognitivo que ocorre com as crianças quando brincam, e que a as brincadeiras são de suma importância na escola, pois o professor ao utilizar desse recurso poderá desenvolver nos alunos o conhecimento de mundo, socialização e a estimulação motora.
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