O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS NAS VENDAS. UM ESTUDO REALIZADO NO VAREJO DE CALÇADOS DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CE

Autores/as

  • Piedley Macedo Saraiva UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23295

Palabras clave:

Setor calçadista. varejo de calçados. Ações digitais.

Resumen

A região nordestina no Brasil vem passando por um período de franco crescimento e um destaque especial se dá ao Cariri Cearense o qual devido, inicialmente, as instalações de indústrias da região do ramo calçadista se tornou uma referência no Brasil em fabricação de calçados injetados sendo considerado o terceiro maior polo neste setor, este fato atrelado ao turismo religioso estruturado devido às romarias em prol do ícone Padre Cicero criou um ambiente propício ao crescimento do setor varejista gerando uma disseminação de empresas nacionais e multinacionais além do fato de induzir o crescimento do empreendedorismo nesta região principalmente ao varejo de calçados por já ser uma referência em fabricação surge uma perspectiva no crescimento do varejo deste mesmo setor. Um fato que pode tornar preocupante para o varejo local é a instalação destes grandes empreendimentos da região, pois exigirá que sejam desenvolvidas estratégias diferenciadas para conseguir competir, dentre elas pode‑se enfatizar a necessidade de as empresas locais começarem a usufruir de ações digitais para se fazer presente além de nível local. Baseado nesta perspectiva propõe‑se através deste trabalho analisar a contribuição que a internet pode trazer para potencializar os resultados de vendas das varejistas de calçados da cidade de Juazeiro do Norte‑Ce, a fim de evidenciar este pressuposto foi realizada pesquisa com o cunho exploratório descritivo sendo segmentado em três vertentes sendo a primeira etapa com o público consumidor da cidade de Juazeiro do Norte‑Ce a fim de identificar se eles consumirão produtos locais pela internet, na segunda etapa foi realizada com empresas varejistas do ramo de calçados de Juazeiro do Norte que usufruem de ferramentas da internet para divulgação dos seus produtos e serviços, a fim de determinar a viabilidade das ações desenvolvidas para seus negócios e na última etapa foi realizado entrevistas estruturadas com empresários do ramo de tecnologia da informação com foco em desenvolvimento de ações relacionadas à internet na cidade de Juazeiro do Norte‑Ce. Após a coleta de dados pode‑se evidenciar a viabilidade de investir em ações digitais e a necessidade de amadurecimento por parte dos varejistas para conseguir usufruir delas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Piedley Macedo Saraiva, UNIFAP

Administração, Orientador. UNIFAP.

Publicado

2025-12-11

Cómo citar

Saraiva, P. M. (2025). O USO DA INTERNET COMO FERRAMENTA PARA POTENCIALIZAR OS RESULTADOS NAS VENDAS. UM ESTUDO REALIZADO NO VAREJO DE CALÇADOS DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4255–4262. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23295