A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23283Palabras clave:
Música. Educação Infantil. Mediação. Aprendizagem significativa. Desenvolvimento integral.Resumen
Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar como as práticas musicais mediadas pelo professor podem contribuir para aprendizagens significativas e para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, examinou documentos legais nacionais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhecem a música como linguagem, direito e forma de expressão da criança. Foram exploradas, ainda, as contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotsky, especialmente no que se refere à mediação e às interações sociais, bem como as ideias de Gardner sobre as Inteligências Múltiplas e a perspectiva estética de Swanwick. Os resultados apontam que a música possui significativo potencial educativo, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor e estético. Evidenciaram também que, apesar de sua relevância, a música ainda é pouco explorada na prática docente, sendo frequentemente utilizada de forma mecânica e descontextualizada. Conclui-se que práticas musicais intencionais, planejadas e mediadas pelo professor ampliam repertórios, promovem aprendizagens significativas e fortalecem a construção da autonomia infantil. O estudo ressalta a necessidade de investir em formação continuada para docentes, possibilitando práticas musicais mais inclusivas, criativas e consistentes com o desenvolvimento integral da criança.
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