A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Cleiton Moreira de Castro Santos Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23283

Palabras clave:

Música. Educação Infantil. Mediação. Aprendizagem significativa. Desenvolvimento integral.

Resumen

Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo analisar como as práticas musicais mediadas pelo professor podem contribuir para aprendizagens significativas e para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. A pesquisa, de natureza qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, examinou documentos legais nacionais, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhecem a música como linguagem, direito e forma de expressão da criança. Foram exploradas, ainda, as contribuições da teoria histórico-cultural de Vygotsky, especialmente no que se refere à mediação e às interações sociais, bem como as ideias de Gardner sobre as Inteligências Múltiplas e a perspectiva estética de Swanwick. Os resultados apontam que a música possui significativo potencial educativo, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, motor e estético. Evidenciaram também que, apesar de sua relevância, a música ainda é pouco explorada na prática docente, sendo frequentemente utilizada de forma mecânica e descontextualizada. Conclui-se que práticas musicais intencionais, planejadas e mediadas pelo professor ampliam repertórios, promovem aprendizagens significativas e fortalecem a construção da autonomia infantil. O estudo ressalta a necessidade de investir em formação continuada para docentes, possibilitando práticas musicais mais inclusivas, criativas e consistentes com o desenvolvimento integral da criança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleiton Moreira de Castro Santos, Faculdade Mauá

Graduando Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Mauá de Águas Lindas – GO.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor. Mestre. Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá – GO.

Publicado

2025-12-12

Cómo citar

Santos, C. M. de C., & Mendonça, F. C. (2025). A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NOS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 4602–4616. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23283