O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Leonardo Miranda de Oliveira Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23268

Palabras clave:

Educação ambiental. Práticas pedagógicas sustentáveis. Conscientização ambiental.

Resumen

Quando trabalhada de forma transversal ao currículo, a educação ambienta favorece experiências educativas que ampliam a sensibilidade e fortalecem a percepção do cuidado com o ambiente como parte da vida em comunidade. Este estudo tem como objetivo analisar de que maneira a educação ambiental contribui para a formação crítica das crianças, observando como o professor transforma situações do cotidiano em oportunidades pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da consciência ecológica. A pesquisa caracteriza-se como uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, baseada em produções acadêmicas publicadas entre 2010 e 2025, que abordam a educação ambiental em diferentes contextos educativos. A análise das obras permitiu identificar distintas concepções sobre o tema e compreender como práticas pedagógicas sustentáveis vêm sendo incorporadas ao ambiente escolar. Os estudos indicam que atividades como o cultivo de plantas, a reciclagem de materiais, a exploração de espaços naturais e a participação em projetos coletivos favorecem não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas também a construção de vínculos afetivos com o meio ambiente. Os resultados evidenciam que o papel do professor é central nesse processo, uma vez que sua atuação influencia atitudes, valores e significados atribuídos à relação entre ser humano e natureza. Conclui-se que a inserção contínua e significativa da educação ambiental no contexto escolar amplia as possibilidades formativas da infância, contribuindo para o desenvolvimento de crianças mais sensíveis, críticas e conscientes de sua responsabilidade na preservação da vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Miranda de Oliveira, Faculdade Mauá

Graduando em Licenciatura em Pedagogia pela Instituição de Ensino Faculdade Mauá GO – Águas Lindas de Goiás.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor Ms Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Mauá, Go.

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Oliveira, L. M. de, & Mendonça, F. C. (2025). O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SUSTENTÁVEIS E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3633–3643. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23268