ASPECTOS FILOSÓFICOS, SOCIOLÓGICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Alessandra Glaucia Castilho da Silva Faculdade das Águas Emendadas
  • Elidiane Benedita da Silva Faculdade Evangélicas Integradas Cantares de Salomão
  • Jucinéia Xavier dos Santos Universidade Estadual de Tocantins
  • Luciana Xavier Cirino Instituto de Educação Carlos Pasquale
  • Rejane Aparecida Prado Jesus Lima Universidade Norte do Paraná
  • Vânia Valesca Castilho da Silva Santos Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2321

Palabras clave:

Educação Infantil. Aprendizagem. Pedagogia.

Resumen

O presente artigo tem como temática interdisciplinar: “Aspectos filosóficos, sociológicos, políticos e pedagógicos da Educação Infantil”, sendo que esta temática foi escolhida para possibilitar a aprendizagem desses conteúdos tão indispnesáveis para todos os educadores.  O profissional que atua na educação, mais designadamente na área da Pedagogia, deve realizar articulações entre disciplinas como a Filosofia e a Sociologia, bem como ter domínio acerca dos documentos legais que regem a Educação em nosso país.

Biografía del autor/a

Alessandra Glaucia Castilho da Silva, Faculdade das Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Matrogrossense de Ciências Sociais e Humanas mantida pelo ICE - Instituto Cuiabano de Educação, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela FAE - Faculdade das Águas Emendadas.

Elidiane Benedita da Silva, Faculdade Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia pela UNIC – Universidade de Cuiabá, Especialista em Neuroeducação pela FEICS -  Faculdade Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

Jucinéia Xavier dos Santos, Universidade Estadual de Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Tocantins, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias

Luciana Xavier Cirino, Instituto de Educação Carlos Pasquale

Formação Ensino Técnico Magistério pelo Instituto de Educação Carlos Pasquale.

Rejane Aparecida Prado Jesus Lima, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Unopar  - Universidade Norte do Paraná, Especialista em Educação Infantil: Concepção de Infância e Trabalho Educativo com Ênfase em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Afirmativo.

Vânia Valesca Castilho da Silva Santos , Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias, Especialista em Educação Infantil pelo IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Silva, A. G. C. da ., Silva, E. B. da ., Santos, J. X. dos ., Cirino, L. X. ., Lima, R. A. P. J. ., & Santos , V. V. C. da S. . (2021). ASPECTOS FILOSÓFICOS, SOCIOLÓGICOS, POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1204–1214. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2321