O IMPACTO DOS JOGOS SÉRIOS NA MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

  • Jailma Dantas Araújo World University Ecumenical
  • Maria Cleonice Santos de Melo Penha World University Ecumenical
  • Fabiana da Silva Felisberto Must University
  • Eduardo Dell' Antonio Rocha Must University
  • Liene Machado de Lima Must University
  • Cleide Maura Patricia Alcantara Faculdade São Luís
  • Jacimara Meireles Vieira Araujo Must University
  • Angelita Francisca da Silva Univel

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23185

Palabras clave:

Jogos sérios. Motivação. Engajamento. Deficiência. Inclusão digital.

Resumen

O estudo investigou de que maneira os jogos sérios influenciaram a motivação e o engajamento de estudantes com deficiência no contexto educacional. O objetivo geral consistiu em analisar o impacto desses recursos digitais no processo de aprendizagem, considerando suas contribuições e limitações. A metodologia adotada caracterizou-se como revisão bibliográfica de natureza qualitativa, fundamentada em publicações entre 2022 e 2025, que foram selecionadas, organizadas e analisadas de acordo com critérios de pertinência ao tema. Os resultados indicaram que os jogos sérios favoreceram maior envolvimento dos estudantes, ampliaram a inclusão digital e possibilitaram melhorias no desempenho em áreas específicas do conhecimento. Identificou-se, ainda, que tais recursos estimularam a autonomia e o protagonismo dos alunos, reforçando a relevância de práticas pedagógicas que associaram ludicidade e intencionalidade educativa. Contudo, verificaram-se limitações relacionadas a barreiras tecnológicas, à falta de formação docente e à ausência de políticas públicas que assegurassem a acessibilidade dos materiais. Na análise final, concluiu-se que os jogos sérios influenciaram positivamente a motivação e o engajamento de estudantes com deficiência, mas sua efetividade dependeu da existência de condições estruturais adequadas e da preparação dos professores. O estudo contribuiu para a compreensão do tema ao destacar o potencial dos jogos digitais no fortalecimento da inclusão educacional, apontando a necessidade de novas pesquisas que aprofundem a discussão sobre adaptações específicas e a integração de recursos tecnológicos inovadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jailma Dantas Araújo, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação. World University Ecumenical.

Maria Cleonice Santos de Melo Penha, World University Ecumenical

Mestranda em Ciências da Educação, World University Ecumenical.

Fabiana da Silva Felisberto, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Eduardo Dell' Antonio Rocha, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Liene Machado de Lima, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Cleide Maura Patricia Alcantara, Faculdade São Luís

Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Faculdade São Luís.

Jacimara Meireles Vieira Araujo, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Angelita Francisca da Silva, Univel

Pós-Graduação em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva Univel Cascavel Paraná.

Publicado

2025-12-04

Cómo citar

Araújo, J. D., Penha, M. C. S. de M., Felisberto, F. da S., Rocha, E. D. A., Lima, L. M. de, Alcantara, C. M. P., … Silva, A. F. da. (2025). O IMPACTO DOS JOGOS SÉRIOS NA MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1217–1232. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23185