O ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

  • Rayanne Carvalho de Lima UFPB
  • Vinícius Bertuol Carvalho Correia Lima UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23138

Palabras clave:

Habilidades sociais. Transtorno do espectro autista. Análise do comportamento aplicada. Crianças. adolescentes.

Resumen

A infância é um período marcado por mudanças e saltos no desenvolvimento e, em alguns casos, as crianças não se desenvolvem de acordo com o que é esperado para essa etapa da vida. O Transtorno do Espectro Autista se configura enquanto um transtorno do neurodesenvolvimento que possui dois principais critérios diagnósticos: os déficits na comunicação e interação social e os padrões restritos e repetitivos de comportamento. A falta de repertório social prejudica desde o processo de aprendizagem escolar, uma vez que inclui comportamentos de aprendiz, até a vida coletiva em sociedade. Uma das abordagens mais utilizadas para intervir nesses casos é a Análise do Comportamento Aplicada. O presente artigo pretende revisar trabalhos empíricos que empregaram treino de habilidades sociais em indivíduos diagnosticados com TEA nível 1 de suporte. A fim de encontrar resultados pertinentes, os termos “social skill*” AND “applied behavior analysis” OR “ABA” AND “autism” OR “ASD” foram empregados. Os trabalhos foram selecionados com base nos seguintes critérios de inclusão: (1) artigos empíricos; (2) que falam sobre autismo e habilidades sociais; (3) dos últimos cinco anos; (4) sobre crianças e adolescentes; (5) publicados em inglês, espanhol ou português. Foram excluídos aqueles trabalhos que (1) não abordam o tema; (2) publicados em outros idiomas; (3) estudos teóricos, revisão de literatura, editoriais. No total, 7 artigos foram analisados. Os resultados abordam a aplicabilidade das tecnologias como ferramentas de ensino, a técnica da videomodelação e a importância dos pares no ensino e generalização de habilidades sociais. Esses achados corroboram com a literatura existente e trazem contribuições interessantes para estudos e intervenções futuras. Uma das limitações deste estudo se dá em razão do número limitado de artigos encontrados, o que reduz a generalização desses resultados. Indica-se a realização de estudos futuros dentro desta temática, a fim de encontrar outros possíveis achados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rayanne Carvalho de Lima, UFPB

Psicóloga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA.

Vinícius Bertuol Carvalho Correia Lima, UNIPÊ

Médico pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

 

Publicado

2025-12-08

Cómo citar

Lima, R. C. de, & Lima, V. B. C. C. (2025). O ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12). https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23138