DESAFIOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS

Autores/as

  • Ludimilla Sousa Ribeiro IESB
  • Rodolfo José Vitor IESB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.23056

Palabras clave:

Primeiros Socorros. Educação e Saúde. Ensino Médio. Formação Docente. Políticas Públicas.

Resumen

Introdução: A educação em primeiros socorros permite compreender os riscos cotidianos e interpretar situações de emergência no ambiente escolar, promovendo segurança e autonomia entre alunos e professores. Objetivo: Descrever os principais entraves ao acesso do conhecimento de primeiros socorros para estudantes e professores. Metodologia: Revisão bibliográfica integrativa de 29 artigos científicos publicados entre 2010 e 2025, selecionados por relevância, acesso aberto e alinhamento temático. Resultados: Revelam a ausência de conteúdos estruturados nos currículos escolares, a escassez de formação continuada, a baixa articulação intersetorial e a desigualdade na oferta de capacitação. Conclusão: O conteúdo de “Primeiros Socorros” no currículo escolar fortalece a formação docente facilitando a construção de uma cultura de prevenção e cidadania; no entanto para a compreensão dos desafios enfrentados é necessário o apoio de políticas públicas.

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Biografía del autor/a

Ludimilla Sousa Ribeiro, IESB

Graduanda em Enfermagem pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília IESB.

Rodolfo José Vitor, IESB

Docente do curdo de graduação do Instituto de Ensino Superior de Brasília IESB.

Publicado

2025-11-30

Cómo citar

Ribeiro, L. S., & Vitor, R. J. (2025). DESAFIOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9615–9630. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.23056