DESAFIOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.23056Palabras clave:
Primeiros Socorros. Educação e Saúde. Ensino Médio. Formação Docente. Políticas Públicas.Resumen
Introdução: A educação em primeiros socorros permite compreender os riscos cotidianos e interpretar situações de emergência no ambiente escolar, promovendo segurança e autonomia entre alunos e professores. Objetivo: Descrever os principais entraves ao acesso do conhecimento de primeiros socorros para estudantes e professores. Metodologia: Revisão bibliográfica integrativa de 29 artigos científicos publicados entre 2010 e 2025, selecionados por relevância, acesso aberto e alinhamento temático. Resultados: Revelam a ausência de conteúdos estruturados nos currículos escolares, a escassez de formação continuada, a baixa articulação intersetorial e a desigualdade na oferta de capacitação. Conclusão: O conteúdo de “Primeiros Socorros” no currículo escolar fortalece a formação docente facilitando a construção de uma cultura de prevenção e cidadania; no entanto para a compreensão dos desafios enfrentados é necessário o apoio de políticas públicas.
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