EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NO BRASIL: INTERFACES COM O ENSINO, A ARTE E MEMÓRIA

Autores/as

  • Isaque Xavier Valentim da Silva Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Vera Regiane Brescovici Nunes Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2305

Palabras clave:

Educação do/ no campo. Classes Mutisseriadas. Arte. Memórias.

Resumen

O presente texto traz apontamentos e questionamentos que envolvem o contexto histórico da educação do campo no Brasil. Discute as classes multisseriadas e sua sistematização nas escolas rurais. As ações que fortaleçam essa educação, mas que ainda são escassas no âmbito nacional. Os encontros e fóruns acerca do assunto, assim como o surgimento das licenciaturas em educação do/no campo e as contribuições para a realidade atual. A importância de trabalhar com o ensino de arte nessa modalidade, e finaliza com um relato de experiência, memórias de um avó que foi professor desse segmento, relatando sua experiência com o ensino regular e o de arte. Professor e avô   de turmas multisseriadas do campo entre os anos de 1967 e 1987 em Caculé-BA.

Biografía del autor/a

Isaque Xavier Valentim da Silva , Universidade Federal do Oeste da Bahia

 Estudante do Curso de Licenciatura de Artes Visuais – Universidade Federal do Oeste da Bahia

Vera Regiane Brescovici Nunes , Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professora Doutora Adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia

Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Silva , I. X. V. da . ., & Nunes , V. R. B. . (2021). EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO NO BRASIL: INTERFACES COM O ENSINO, A ARTE E MEMÓRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1017–1029. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2305