A PERSPECTIVA FISIOTERAPÊUTICA NO IMPACTO DO USO DE ANDADORES INFANTIS DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA

Autores/as

  • Lara de Figueiredo Rodrigues Universidade Iguaçu
  • Carolina Rocha Pereira Universidade Iguaçu
  • Jessica Bartoli de Souza Universidade Iguaçu
  • Fábio Augusto D'água Alegria Tuza Universidade Iguaçu
  • Elaine Aparecida Pedrozo Azevedo Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.23018

Palabras clave:

Andadores Infantis. Desenvolvimento. Marcha. Controle Postural.

Resumen

Introdução: Este trabalho tem como objetivo investigar, de forma crítica e abrangente, se o uso de andadores infantis acelera ou retarda o desenvolvimento motor da criança, com foco em marcos importantes como a capacidade de sentar, engatinhar e andar. A pesquisa busca analisar possíveis alterações posturais e o aumento da incidência de lesões. A hipótese levantada foi que o uso prolongado de andadores infantis pode retardar o desenvolvimento motor, ao invés de estimulá-lo positivamente.  Objetivo: Investigar o impacto do uso de andadores infantis no desenvolvimento motor da criança, fornecendo informações relevantes e atualizadas para pais, profissionais da saúde e educadores. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão de literatura, realizado a partir de artigos indexados na base de dados do portal da Capes, da Biblioteca Virtual em Saúde e Pubmed. A pesquisa bibliográfica foi realizada em 2024, utilizando os seguintes termos de busca: "andadores infantis", "desenvolvimento", "marcha" e "controle postural". Definiram-se como critérios de inclusão: estudos científicos que tratassem do tema, disponibilizados na íntegra, publicados nos últimos dez anos e redigidos em português e inglês. A base resultante foi de dezesseis artigos científicos.  Resultados: Após avaliação dos artigos e levantamento bibliográfico, realizando uma leitura analítica apresentam-se como resultados 08 artigos que abordam o impacto do uso de andadores infantis no desenvolvimento motor da criança.  Conclusão: Com base nos estudos científicos analisados, percebe-se que, diferente do que muitos pais pensam, os andadores não ajudam as crianças a andar mais cedo e podem até atrasar o desenvolvimento de habilidades motoras essenciais. Os estudos evidenciaram que o uso desses aparelhos prejudica o fortalecimento dos músculos, o equilíbrio e a coordenação motora. Outro problema é que os andadores fazem com que a criança fique em uma posição incorreta, o que pode causar problemas ortopédicos, como andar na ponta dos pés, geno varo e encurtamento do tendão do calcâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lara de Figueiredo Rodrigues, Universidade Iguaçu

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

Carolina Rocha Pereira, Universidade Iguaçu

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

Jessica Bartoli de Souza, Universidade Iguaçu

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

Fábio Augusto D'água Alegria Tuza, Universidade Iguaçu

Fisioterapeuta Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

Elaine Aparecida Pedrozo Azevedo, Universidade Iguaçu

Mestre em Ciências da Reabilitação.Universidade Augusto Motta. Universidade Iguaçu.

 

Publicado

2025-11-30

Cómo citar

Rodrigues, L. de F., Pereira, C. R., Souza, J. B. de, Tuza, F. A. D. A., & Azevedo, E. A. P. (2025). A PERSPECTIVA FISIOTERAPÊUTICA NO IMPACTO DO USO DE ANDADORES INFANTIS DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9669–9692. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.23018