ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS COMO REFLEXO DO ACESSO FACILITADO AO CRÉDITO EM UM CENÁRIO DE CARÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22863Palabras clave:
Endividamento. Inadimplência. Desigualdade. Taxa de juros. inclusão financeira.Resumen
O endividamento e a inadimplência têm se mostrado temas de grande relevância no Brasil, sobretudo em relação ao crédito. O acesso facilitado ao crédito, aliado à baixa preparação financeira, aumenta o risco de endividamento entre famílias de baixa renda e perpetua a desigualdade social. Este estudo investiga a relação crédito-endividamento sob a perspectiva da desinformação financeira da sociedade brasileira, com o objetivo de identificar a situação atual e apontar contrapartidas. Realizou-se pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise qualitativa dos dados, considerando históricos brasileiros de crédito, endividamento e alfabetização financeira. Os resultados indicam que não houve, historicamente, atenção à capacitação dos consumidores para decisões financeiras conscientes. Além disso, observa-se uma atuação exploratória das instituições financeiras sobre a população de menor renda, com altas taxas de juros e maior propensão à acumulação rápida de dívidas. O estudo evidencia que a alfabetização financeira tem potencial para frear o crescimento do endividamento e seus efeitos negativos, promovendo inclusão financeira mais plena. Assim, a pesquisa contribui para a compreensão das causas históricas do endividamento e aponta caminhos para soluções mais justas e eficazes, alinhadas à segurança e às necessidades das famílias brasileiras.
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