ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS COMO REFLEXO DO ACESSO FACILITADO AO CRÉDITO EM UM CENÁRIO DE CARÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA

Autores/as

  • Timna Moabe Cerqueira dos Santos UESC
  • Rafael Bertoldo dos Santos UESC
  • Solange Rodrigues dos Santos Corrêa UESC
  • Gustavo da Cruz DCAC-UESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22863

Palabras clave:

Endividamento. Inadimplência. Desigualdade. Taxa de juros. inclusão financeira.

Resumen

O endividamento e a inadimplência têm se mostrado temas de grande relevância no Brasil, sobretudo em relação ao crédito. O acesso facilitado ao crédito, aliado à baixa preparação financeira, aumenta o risco de endividamento entre famílias de baixa renda e perpetua a desigualdade social. Este estudo investiga a relação crédito-endividamento sob a perspectiva da desinformação financeira da sociedade brasileira, com o objetivo de identificar a situação atual e apontar contrapartidas. Realizou-se pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com análise qualitativa dos dados, considerando históricos brasileiros de crédito, endividamento e alfabetização financeira. Os resultados indicam que não houve, historicamente, atenção à capacitação dos consumidores para decisões financeiras conscientes. Além disso, observa-se uma atuação exploratória das instituições financeiras sobre a população de menor renda, com altas taxas de juros e maior propensão à acumulação rápida de dívidas. O estudo evidencia que a alfabetização financeira tem potencial para frear o crescimento do endividamento e seus efeitos negativos, promovendo inclusão financeira mais plena. Assim, a pesquisa contribui para a compreensão das causas históricas do endividamento e aponta caminhos para soluções mais justas e eficazes, alinhadas à segurança e às necessidades das famílias brasileiras.

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Biografía del autor/a

Timna Moabe Cerqueira dos Santos, UESC

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Rafael Bertoldo dos Santos, UESC

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.
Gerente da Incubadora Universitária Broto da UESC.

Solange Rodrigues dos Santos Corrêa, UESC

Professora do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da UESC.

Gustavo da Cruz, DCAC-UESC

Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis e do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), na UESC.

Publicado

2025-12-06

Cómo citar

Santos, T. M. C. dos, Santos, R. B. dos, Corrêa, S. R. dos S., & Cruz, G. da. (2025). ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS COMO REFLEXO DO ACESSO FACILITADO AO CRÉDITO EM UM CENÁRIO DE CARÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 2283–2297. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22863