A QUARTA ONDA DO ACESSO À JUSTIÇA: A HIPERAUTOMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS TRADICIONAIS

Autores/as

  • Luziara Ribeiro Guedes Veni Creator Christian University
  • Leonardo David Quintiliano USP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22860

Palabras clave:

Acesso à Justiça. Hiperautomação. Quarta Onda. Tecnologia.

Resumen

O presente artigo analisa os obstáculos históricos ao acesso à justiça, com base na obra de Mauro Cappelletti e Bryant Garth, e propõe o conceito de "Quarta Onda" de reformas, impulsionada pela hiperautomação. Partindo das três ondas clássicas, quais sejam, assistência judiciária, defesa de interesses difusos e o enfoque abrangente de acesso à justiça, argumenta-se que a aplicação integrada de tecnologias como Inteligência Artificial, Automação Robótica de Processos (RPA) e análise de dados constitui uma nova fronteira na superação de barreiras como custos financeiros, morosidade processual e assimetria de informação entre as partes. A metodologia adotada é a de revisão bibliográfica qualitativa, conectando o referencial teórico consolidado com a literatura recente sobre tecnologia e inovação no setor jurídico. Conclui-se que, apesar dos desafios éticos e de implementação, a hiperautomação possui o potencial de democratizar o acesso à justiça em uma escala sem precedentes, exigindo um novo olhar sobre a estrutura e a prestação dos serviços judiciais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luziara Ribeiro Guedes, Veni Creator Christian University

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa- Unipê (2005), Pós-Graduação latu sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Candido Mendes (2006), Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University.

Leonardo David Quintiliano, USP

Bacharel em Direito (USP), Especialista em Direito Constitucional (Universidade de Lisboa), Mestre em Ciências Jurídico-Políticas (Universidade de Lisboa) e Doutor em Direito do Estado (USP), Especialista em Direito Digital pela Fundação Superior do Ministério Público do RS. Advogado na área de Direito Público, Direito Civil e Proteção de Dados, Professor de Direito do Estado, Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Processo Civil no curso de Graduação da Universidade Ibirapuera. Professor de Direito do Estado, Direito Constitucional e Direito Administrativo dos cursos de Pós-Graduação em Direito Constitucional e Administrativo da Escola Paulista de Direito e do curso LL.M. em Advocacia Constitucional da FADISP. Associado Fundador do Instituto Avançado de Proteção de Dados (IAPD). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direito, Ética e Inteligência Artificial da Faculdade de Direito da USP (Ribeirão Preto).

Publicado

2025-12-04

Cómo citar

Guedes, L. R., & Quintiliano, L. D. (2025). A QUARTA ONDA DO ACESSO À JUSTIÇA: A HIPERAUTOMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DAS BARREIRAS TRADICIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 1247–1259. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22860