DA REAÇÃO À PREVENÇÃO: OS DESAFIOS DO ENSINO SOBRE FRAUDES CORPORATIVAS NOS CURSOS DE CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA (UEBAS)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22829Palabras clave:
Formação Contábil. Fraudes Corporativas. Diretrizes Curriculares. Prevenção de Fraudes. Contabilidade Forense.Resumen
Este artigo analisa de que forma os projetos pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs) desenvolvem competências para a prevenção de fraudes corporativas. A pesquisa parte da premissa de que o legado da Resolução CNE/CES nº 10/2004, que norteou os cursos por duas décadas, consolidou um paradigma de formação reativo, com lacunas críticas em tecnologia e governança. A análise confronta os currículos vigentes com as exigências da nova Diretriz Curricular Nacional (Resolução CNE/CES nº 1/2024), que, embora represente um avanço, ainda se mostra tímida na abordagem de uma mentalidade proativa de combate a fraudes. Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa, através da análise documental dos currículos das quatro UEBAs. Os resultados apontam um padrão sistêmico de defasagem, com ausência de disciplinas de governança e uma abordagem tecnológica instrumental, e não analítica. Conclui-se que há uma necessidade urgente de reforma curricular para alinhar a formação acadêmica às demandas éticas e de mercado do século XXI, especialmente considerando o papel de cada campus como polo educacional em suas respectivas mesorregiões.
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