DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2279Palabras clave:
Educação a Distância. Novas tecnologias. Internet.Resumen
Nas últimas décadas com o advento da internet a EAD - Educação a Distância ganhou um destaque relevante devido às possibilidades de interação professor versus aluno, aluno versus aluno. Esta interação entre os pares foi possível acontecer via chats, fóruns (com discussões temáticas), chamadas de vídeo, vídeo conferências, reunião mediadas via plataformas como o Meet, Zoom, entre outras, graças à possibilidade de uso das Novas Tecnologias da informação e Comunicação - NTIC’s. Porém, mesmo com todas essas possibilidades de interação e comunicação, os desafios em ofertar um curso de qualidade permanecem, uma vez que eles perpassam por vários pontos que exigem a atenção dos que buscam este tipo de ensino. Dentre esses desafios podemos apontar alguns como: compor o design instrucional, o profissional preparado a frente desta construção (o designer instrucional), a equipe multidisciplinar que irá tirar o projeto do papel e torná-lo real, os professores, os tutores, os equipamentos, a falta de acesso à Internet dos alunos para poder usufruir dos cursos a distância, a ausência de conhecimento em informática básica, dificuldades de se manter motivado e com disciplina, a falta de capacitação tecnológica dos professores ao fazerem uso das plataformas digitais. Pode-se afirmar que há uma gama de aparatos necessários para o melhorias consistentes na EAD, mas dentre todos os desafios elencados não pode ser deixado de fora o principal deles, o aluno da EAD, qual o seu perfil de estudante e o quão de autonomia ele necessita para ter sucesso na sua trajetória de aprendizagem.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY