A MEDIAÇÃO E A CONCILIAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA DESAFOGAR O JUDICIÁRIO E PROMOVER A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22759

Palabras clave:

Mediação. Conciliação. Poder Judiciário. Resolução de conflitos. Disputas.

Resumen

Introdução: A mediação e a conciliação são institutos trazidos pelo Código de Processo Civil de 2015 e representam mecanismos importantes e relevantes para a resolução de disputas. Com isso, estes métodos visam reduzir a sobrecarga de demandas do Poder Judiciário, promovendo, consequentemente, a resolução célere e amigável dos litígios, que além de tudo, são mais satisfatórias às partes. Objetivo: Analisar e estudar o implemento da mediação e da conciliação no cenário atual das disputas jurídicas no Brasil e verificar de que modo isso pode contribuir para o desafogamento do Judiciário, aumentando a celeridade e eficiência processual. Materiais e Métodos: Esta pesquisa possui natureza qualitativa, focando no levantamento bibliográfico e documental, por meio de análise de legislações, relatórios jurídicos oficiais, doutrinas, artigos científicos e matérias jornalísticas. Resultados: Foi verificado que a implementação dos institutos da mediação e da conciliação contribui de forma fundamental e eficiente para a celeridade dos processos e para a melhor satisfação das partes ao final da disputa, contudo, ainda há barreiras sociais e comportamentais existentes, na qual a sociedade e o Estado, juntamente com o Poder Judiciário precisam superar. Conclusão: Conclui-se que os meios autocompositivos se configuram como essenciais métodos de desafogamento do Poder Judiciário. Assim, a promoção de políticas públicas, com o intuito de fomentar a implementação da mediação e conciliação, bem como o estímulo ao diálogo e conscientização das partes são medidas urgentes e indispensáveis para que os meios alternativos de resolução de disputas sejam amplamente aplicados e, dessa forma, reduzindo a demanda do Judiciário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Souza Andrade, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia.

Luis Carlos do Nascimento, Faculdade de Ilhéus

Mestre em Direito pela UFPE. Doutorando pela UFSC; Professor Assistente de Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Ilhéus. https:lattes.cnpq.br/1250705398612339; Orcid: https://orcid.org/0009-0005-9667-8530.

Publicado

2025-11-29

Cómo citar

Andrade, P. S., & Nascimento, L. C. do. (2025). A MEDIAÇÃO E A CONCILIAÇÃO COMO FERRAMENTAS PARA DESAFOGAR O JUDICIÁRIO E PROMOVER A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9230–9245. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22759