PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22578Palabras clave:
Avaliação. Aprendizagem. Práticas docentes.Resumen
A pesquisa investigou de que forma as práticas avaliativas utilizadas por docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuem para a aprendizagem dos estudantes. De abordagem qualitativa descritiva, foi realizada em uma escola de Gameleira/PE, envolvendo três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados revelaram concepções distintas entre as docentes: P1 e P3 compreendem a avaliação como ação diagnóstica e mediadora, enquanto P2 adota uma visão tradicional e classificatória. As professoras adotam concepções formativa e diagnóstica favorecem o acompanhamento contínuo, a identificação de necessidades dos alunos e a promoção de intervenções pedagógicas oportunas, resultando em aprendizagens mais significativas. Quanto às práticas avaliativas contínuas e qualitativas, P1 e P3 utilizam observações sistemáticas, registros descritivos e devolutivas reflexivas, favorecendo o diagnóstico de avanços e dificuldades e promovendo aprendizagens significativas. P2, restringe-se a atividades padronizadas e uso do livro didático. Em relação à adequação à BNCC, P1 e P3 alinham suas práticas às competências gerais. Foram identificadas estratégias formativas, como instrumentos diversificados, atividades colaborativas e devolutivas construtivas, que favorecem o protagonismo e a reflexão dos estudantes. Conclui-se que práticas avaliativas diversificadas favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento integral, evidenciando a necessidade de formação docente continuada para fortalecer uma cultura avaliativa orientada à aprendizagem e à melhoria da ação pedagógica.
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