ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE IMPLEMENTADAS PELO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA NEOPLASIA MALIGNA DA PELE

Autores/as

  • Elaine de Oliveira Belizario UNIG
  • Thamires Araujo Calaça UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Felipe de Castro Felicio UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22564

Palabras clave:

Educación para la salud. Enfermería. Prevención de enfermidades. Neoplasias cutâneas.

Resumen

O câncer de pele é uma das neoplasias mais frequentes, especialmente em países tropicais como o Brasil, onde a exposição solar ocorre de forma intensa durante todo o ano. A literatura evidencia a alta incidência do câncer de pele não melanoma e a maior letalidade do melanoma, decorrente de seu elevado potencial metastático. A doença está relacionada principalmente à exposição solar desprotegida, fototipos cutâneos claros e fatores comportamentais. Medidas de fotoproteção e o diagnóstico precoce podem prevenir grande parte dos casos, reforçando a importância de ações eficazes de educação em saúde. Nesse cenário, o enfermeiro exerce papel estratégico ao promover hábitos protetores, identificar lesões suspeitas e orientar a população, contribuindo diretamente para a redução da morbimortalidade. O estudo tem como objetivo analisar estratégias educativas de enfermagem voltadas à prevenção do câncer de pele, descrevendo ações de promoção da saúde e discutindo a contribuição do enfermeiro na sensibilização sobre riscos e medidas preventivas. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica descritiva e qualitativa, realizada nas bases BVS, LILACS, MEDLINE, BDENF e Google Acadêmico, seguindo descritores combinados e critérios específicos de inclusão, o que resultou na seleção de 22 estudos. Os resultados apontam que ações educativas, campanhas de sensibilização e o uso de tecnologias fortalecem a prevenção do câncer de pele, destacando o enfermeiro como agente essencial na promoção da saúde e na detecção precoce. Conclui-se que a enfermagem desempenha papel fundamental ao incentivar o autocuidado, orientar práticas preventivas e contribuir para a melhoria da saúde coletiva e da qualidade de vida.

 

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Biografía del autor/a

Elaine de Oliveira Belizario, UNIG

[1]Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Thamires Araujo Calaça, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro. Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do curso de Graduação em Enfermagem. Professor dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria; Enfermagem em Obstetrícia; Enfermagem em Emergência e Terapia Intensiva; Fisioterapia em Terapia Intensiva; e Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Vigilância em Saúde da Universidade Iguaçu (UNIG).

Felipe de Castro Felicio, UNIG

Enfermeiro Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Terapia Intensiva. Especialista em Saúde da Família; Mestre em Saúde Materno- infantil - UFF; Professor Assistente de Enfermagem – UNIG. 

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Belizario, E. de O., Calaça, T. A., Ribeiro, W. A., & Felicio, F. de C. (2025). ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE IMPLEMENTADAS PELO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA NEOPLASIA MALIGNA DA PELE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 3(02), 222–244. https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22564