ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE IMPLEMENTADAS PELO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA NEOPLASIA MALIGNA DA PELE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v3i02.22564Palabras clave:
Educación para la salud. Enfermería. Prevención de enfermidades. Neoplasias cutâneas.Resumen
O câncer de pele é uma das neoplasias mais frequentes, especialmente em países tropicais como o Brasil, onde a exposição solar ocorre de forma intensa durante todo o ano. A literatura evidencia a alta incidência do câncer de pele não melanoma e a maior letalidade do melanoma, decorrente de seu elevado potencial metastático. A doença está relacionada principalmente à exposição solar desprotegida, fototipos cutâneos claros e fatores comportamentais. Medidas de fotoproteção e o diagnóstico precoce podem prevenir grande parte dos casos, reforçando a importância de ações eficazes de educação em saúde. Nesse cenário, o enfermeiro exerce papel estratégico ao promover hábitos protetores, identificar lesões suspeitas e orientar a população, contribuindo diretamente para a redução da morbimortalidade. O estudo tem como objetivo analisar estratégias educativas de enfermagem voltadas à prevenção do câncer de pele, descrevendo ações de promoção da saúde e discutindo a contribuição do enfermeiro na sensibilização sobre riscos e medidas preventivas. A metodologia consistiu em revisão bibliográfica descritiva e qualitativa, realizada nas bases BVS, LILACS, MEDLINE, BDENF e Google Acadêmico, seguindo descritores combinados e critérios específicos de inclusão, o que resultou na seleção de 22 estudos. Os resultados apontam que ações educativas, campanhas de sensibilização e o uso de tecnologias fortalecem a prevenção do câncer de pele, destacando o enfermeiro como agente essencial na promoção da saúde e na detecção precoce. Conclui-se que a enfermagem desempenha papel fundamental ao incentivar o autocuidado, orientar práticas preventivas e contribuir para a melhoria da saúde coletiva e da qualidade de vida.
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