A RELEVÂNCIA DOS MÉTODOS EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS NA EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA DIANTE DA SOCIEDADE 5.0

Autores/as

  • Gabriela Rivoli Costa Escola Paulista de Direito
  • Eveline Denardi Escola Paulista de Direito

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22538

Palabras clave:

Educação jurídica. Ensino do Direito. Sociedade 5.0. Cultura de Paz. Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos.

Resumen

O artigo traz uma reflexão sobre a educação jurídica no Brasil diante da sociedade 5.0. Reconhecer que essa sociedade tem como foco o bem-estar humano, de modo que suas demandas são mais frequentes e suas disputas mais complexas, justifica o ensino aprofundado dos métodos extrajudiciais de solução de conflitos. Com base nessa perspectiva, a formação jurídica deve estar atenta à realidade social, buscando novas competências e percepções dos discentes. Utilizando-se da técnica de pesquisa bibliográfica e do método de abordagem dedutivo, conclui-se que, para a sólida educação jurídica, a adoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem são as ferramentas para o rompimento da cultura do litígio. Uma vez que os alunos do curso de Direito compreendem a importância de se dominar os métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, especialmente os meios consensuais, vai-se instaurando a cultura de paz no meio acadêmico. Por consequência, quando esse aluno se torna profissional, busca, inicialmente, entender o conflito e as necessidades dos envolvidos, para, só então, analisar e definir, dentre as muitas portas de acesso à justiça, qual delas é a mais adequada ao caso. Assim, é notório que as universidades e faculdades de Direito que possuem maiores grades curriculares voltadas ao ensino dos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos estão cumprindo, de fato, com sua função social e são instituições eficazes, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Rivoli Costa, Escola Paulista de Direito

Mestranda em Direito pela Escola Paulista de Direito (EPD), na área de concentração Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito (EPD). Especialista em Magistério Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Direito pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Eveline Denardi, Escola Paulista de Direito

Docente na Escola Paulista de Direito (EPD), no Programa de Mestrado “Soluções Extrajudiciais de Conflitos Empresariais” – disciplina Metodologia de Pesquisa e Ensino do Direito; Docente na Fundação Instituto de Administração (FIA), nos Cursos de MBA e Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Fraudes e Compliance – disciplina Metodologia de Desenvolvimento de Projetos; Docente na pós-graduação lato sensu do Instituto Presbiteriano Mackenzie; Pesquisadora do CNPq pelo Núcleo Dignidade Humana e Garantias Fundamentais na Democracia, da Faculdade de Direito da PUC-SP; Consultora Acadêmica para a elaboração de textos científicos e revisora técnica-profissional neste segmento.  Foi Diretora da Divisão de Comunicação Institucional da PUC-SP e Coordenadora do Editorial Jurídico da Editora Saraiva. Editora Sênior em Direito.

Publicado

2025-11-30

Cómo citar

Costa, G. R., & Denardi, E. (2025). A RELEVÂNCIA DOS MÉTODOS EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS NA EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA DIANTE DA SOCIEDADE 5.0. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9594–9605. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22538