AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS IMPACTOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA REDE PUBLICA DE ENSINO

Autores/as

  • Gedivaldo de Andrade Silva
  • Natanael Nunes Viçosi
  • Selma Maria Dias de Souza
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22401

Palabras clave:

Gestão democrática. Políticas públicas. Escola contemporânea. Participação. Inclusão.

Resumen

O presente artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo analisar as políticas públicas voltadas à gestão democrática e seus impactos na escola contemporânea. A partir de um levantamento teórico em autores como Paro, Libâneo, Lück, Gadotti e Cury, busca-se compreender como as políticas educacionais orientam a prática da gestão participativa e o papel dos sujeitos escolares nesse processo. A discussão revela que a gestão democrática constitui não apenas um princípio legal, mas também uma prática social fundamental para a construção de uma escola mais inclusiva, crítica e autônoma.

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Biografía del autor/a

Gedivaldo de Andrade Silva

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia, Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Coordenação Pedagógica, Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior com ênfase em tecnologias Educacionais, Pós-graduado em Psicopedagogia e Gestão Escolar.

Natanael Nunes Viçosi

Graduado em Letras e Literatura, especialização em Didática e metodologia do Ensino Superior.

Selma Maria Dias de Souza

Graduada em Letras, Especialização em Libras e psicopedagogia.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

PhD. Doutora em Ciências da Educação, professora orientadora da Christian Business School-CBS.

Publicado

2025-11-22

Cómo citar

Silva, G. de A., Viçosi, N. N., Souza, S. M. D. de, & Silva, R. I. P. da. (2025). AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E SEUS IMPACTOS NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA REDE PUBLICA DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6327–6345. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22401