A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA REGULAR DE INSTRUMENTOS MUSICAIS SOBRE O TEMPO DE TELA E OS ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22381Palabras clave:
Desenvolvimento infantil. Uso de telas. Instrumentos musicais.Resumen
Este artigo teve como objetivo analisar os efeitos da prática regular de instrumentos musicais em relação ao tempo de exposição às telas e aos aspectos cognitivos e comportamentais de crianças entre 8 e 12 anos de idade. Utilizou-se da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo de natureza mista, com delineamento transversal, descritivo e comparativo. A pesquisa foi conduzida a partir da percepção de pais e responsáveis, o que representa uma limitação metodológica, mas também uma importante fonte de observação cotidiana. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas online, através da plataforma Google Forms. O grupo controle refere-se a crianças que fazem o uso de telas e o grupo experimental a crianças que além do uso de telas, fazem prática de instrumento musical há pelo menos 6 meses. Os dados obtidos indicam que a prática musical está associada à redução do tempo de telas e à melhoria de construtos como atenção, memória, concentração, habilidades sociais, organização, planejamento e irritabilidade, visto que o grupo experimental apresentou melhor desempenho em comparação ao grupo controle. Os resultados sugerem que a atividade musical atua como um estimulador positivo do neurodesenvolvimento, favorecendo a plasticidade cerebral e o aprimoramento de funções cognitivas e socioemocionais fundamentais à aprendizagem e à adaptação social. Em contrapartida, o uso excessivo de telas mostrou-se associado a prejuízos no desenvolvimento infantil. Diante disso, a pesquisa reforça a relevância da educação musical para potencializar o desenvolvimento integral das crianças nativas digitais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY