EDUCAÇÃO PARA TODOS: INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22358

Palabras clave:

Inclusão. Diversidade. Educação. Escola. Aprendizagem.

Resumen

A educação inclusiva é um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, uma das mais significativas conquistas do século XXI. Promover a inclusão e a valorização da diversidade no ambiente escolar significa reconhecer que todos os estudantes, independentemente de suas condições sociais, culturais, étnicas ou cognitivas, têm direito a uma aprendizagem significativa. Utilizou-se a metodologia científica qualitativa com uma abordagem descritiva bibliográfica, com busca em diversas bases científicas Este artigo discute a importância da inclusão escolar e da valorização da diversidade como princípios fundamentais da educação democrática, apresentando reflexões teóricas e práticas sobre como construir uma escola que acolha a pluralidade humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samara Monique Araújo do Nascimento, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Fernanda Márcia de Oliveira, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Grasieli da Silva Borges, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Carolina Victorino Costa, Faculdade Futura

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Futura.

Suellen Danubia da Silva, Faculdade Futura

 Docente no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV). Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Graduanda em Pedagogia (UNIBF) Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO),Especialização em Controladoria Uniasselvi, Mestrado em Administração (UNIMEP).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no curso de Pedagogia da Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV), Pedagogia e Letras, Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Ensino e Processos Formativos. Advogada.

Ana Claudia dos Santos Barão, Faculdade Futura

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Futura (2017), Bacharel em Administração pela Faculdade Futura (2025) e Pós-graduada em Departamento pessoal e relações trabalhistas pelo Centro Universitário Faveni – UNIFAVENI, graduanda em Ciências Contábeis (Faculdade Futura).

Ariane Nogueira de Lima, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP).

Publicado

2025-11-20

Cómo citar

Nascimento, S. M. A. do, Oliveira, F. M. de, Borges, G. da S., Costa, C. V., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, … Lima, A. N. de. (2025). EDUCAÇÃO PARA TODOS: INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 5884–5983. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22358