PROPOSTAS CURRICULARES E SUA APLICABILIDADE NA EJA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA CIDADE DE AMARAJI/PE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22284Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Currículo de Pernambuco. Prática Docente.Resumen
O presente estudo tem como objetivo investigar quais desafios são enfrentados pelos docentes da EJA em sua prática para a implementação do currículo de Pernambuco no município de Amaraji/PE, assim buscou-se identificar como se dá a aplicabilidade do currículo, verificar os desafios enfrentados e analisar como os processos de formação continuada influenciam na aplicação do currículo da EJA. Quanto à metodologia foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos, duas docentes e uma coordenadora que atuam na respectiva modalidade. A partir das análises, percebeu-se que na aplicabilidade do currículo são considerados pelas docentes os níveis de aprendizagem e os conhecimentos prévios dos alunos. Quanto aos desafios, foi apontada a falta de recursos didáticos, as dificuldades em conciliar a teoria com a prática no desenvolvimento da aprendizagem, a baixa frequência dos estudantes e a falta de formação continuada específica sobre o currículo. Portanto, se faz necessário, para superação dos desafios, investimento em formação continuada, valorização da EJA com políticas educacionais, além da aproximação entre o currículo e a realidade social dos estudantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY