PROPOSTAS CURRICULARES E SUA APLICABILIDADE NA EJA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA CIDADE DE AMARAJI/PE

Autores/as

  • Jamilly Alves Marques FAESC
  • Nathália Steffany Cavalcanti de Lima FAESC
  • Stéfany Maria Lima da Silva FAESC
  • Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22284

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos. Currículo de Pernambuco. Prática Docente.

Resumen

O presente estudo tem como objetivo investigar quais desafios são enfrentados pelos docentes da EJA em sua prática para a implementação do currículo de Pernambuco no município de Amaraji/PE, assim buscou-se identificar como se dá a aplicabilidade do currículo, verificar os desafios enfrentados e analisar como os processos de formação continuada influenciam na aplicação do currículo da  EJA. Quanto à metodologia foi adotada uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, com aplicação de entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos, duas docentes e uma coordenadora que atuam na respectiva modalidade. A partir das análises, percebeu-se que na aplicabilidade do currículo são considerados pelas docentes os níveis de aprendizagem e os conhecimentos prévios dos alunos. Quanto aos desafios, foi apontada a falta de recursos didáticos, as dificuldades em conciliar a teoria com a prática no desenvolvimento da aprendizagem, a baixa frequência dos estudantes e a falta de formação continuada específica sobre o currículo. Portanto, se faz necessário, para superação dos desafios, investimento em formação continuada, valorização da EJA com políticas educacionais, além da aproximação entre o currículo e a realidade social dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jamilly Alves Marques, FAESC

Graduanda em Pedagogia na Faculdade da Escada – FAESC.

Nathália Steffany Cavalcanti de Lima, FAESC

Graduanda em Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Stéfany Maria Lima da Silva, FAESC

Graduanda em Pedagogia da Faculdade da Escada – FAESC.

Maria de Lourdes de Carvalho Fragoso, FAESC

Orientadora. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade da Escada FAESC. 

Publicado

2025-11-17

Cómo citar

Marques, J. A., Lima, N. S. C. de, Silva, S. M. L. da, & Fragoso, M. de L. de C. (2025). PROPOSTAS CURRICULARES E SUA APLICABILIDADE NA EJA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA CIDADE DE AMARAJI/PE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4994–5011. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22284